Irmã Lúcia - Decreto sobre as virtudes heroicas da serva de Deus

VIRGÍLIO DO NASCIMENTO ANTUNES
BISPO DE COIMBRA

DECRETO SOBRE AS VIRTUDES HEROICAS DA SERVA DE DEUS, IRMÃ LÚCIA

O Papa Francisco autorizou hoje a promulgação do Decreto de reconhecimento das virtudes heroicas da Irmã Lúcia, um dos três Pastorinhos de Fátima a quem Nossa Senhora apareceu. A Irmã Lúcia permaneceu no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, durante cinquenta e sete anos e ali faleceu a 13 de fevereiro de 2005, encontrando-se sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

Concluída em Coimbra a fase diocesana do processo de beatificação e canonização, em fevereiro de 2017, toda a documentação foi enviada ao Dicastério para as Causas dos Santos, que, depois da elaboração do documento sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade (Positio), apresentou ao Papa Francisco o parecer positivo em ordem à aprovação e publicação do decreto que reconhece a Serva de Deus, Irmã Lúcia, como Venerável.

A Diocese de Coimbra recebe esta notícia com particular júbilo, uma vez que teve uma longa história de convivência com a Irmã Lúcia, continua a amá-la na morte e procura acolher o seu testemunho de fidelidade a Deus, amor à Igreja, serviço à humanidade e devoção à Virgem Maria.

Esta notícia enche também de grande alegria o Carmelo de Coimbra, lugar de silêncio, de oração, de serviço e de santidade, que tem na Irmã Lúcia uma das suas mais queridas consagradas. Felicitamos as Irmãs Carmelitas neste momento em que recebem a notícia do reconhecimento das virtudes heroicas de uma religiosa da sua comunidade.

Muitos cristãos de todo o mundo aguardavam este sinal por parte da Igreja, rezavam para que acontecesse, e agora veem mais perto e possível aquilo que tanto desejam: que a Venerável Irmã Lúcia venha a ser beatificada e canonizada logo que possível e depois de aprovado um milagre atribuído à sua intercessão.

Convido os diocesanos de Coimbra a elevarem a Deus, nesta hora de júbilo, um hino de gratidão pelo Seu amor para connosco e a comprometerem-se no caminho da santidade, o grande desafio que nos deixou a Irmã Lúcia e que constitui a vocação comum de todos os cristãos.

Coimbra, 22 de junho de 2023