Anúncio do início da visita pastoral do Bispo de Coimbra em janeiro de 2026

ANÚNCIO DO INÍCIO DA VISITA PASTORAL DO BISPO DE COIMBRA EM JANEIRO DE 2026

A Diocese de Coimbra é uma porção viva do Povo de Deus em comunhão com a Igreja Universal presidida pelo Papa, sinal visível da unidade e da comunhão com Cristo. Continuamos a fazer caminho desde há muitos séculos, quando a fé cristã chegou até nós graças à ação dos Apóstolos e Discípulos enviados por Jesus a anunciar a Boa Nova a todos os povos da terra. O contexto do Império Romano facilitou a movimentação de pessoas e a Igreja de Cristo constituiu-se em Conímbriga e alargou-se a esta região.

Como Igreja Local, temos a graça de ser casa de Deus, assembleia reunida em nome do Senhor, templo vivo do Espírito Santo. Recebemos a fé, celebramos os sacramentos, lemos e meditamos a Sagrada Escritura e temos entre nós um sucessor dos Apóstolos, um bispo, que nos dá a garantia de sermos Igreja apostólica.

A Igreja de Coimbra é comunidade sempre em construção. Do ponto de vista institucional, continua a organizar-se para realizar a sua missão nas circunstâncias em que vive. Do ponto de vista espiritual sente o apelo a enraizar-se mais no espírito de Cristo para percorrer os caminhos da santidade incarnada na história. Estamos atentos aos dinamismos da Igreja Universal e disponíveis para fazer crescer entre nós a sinodalidade, de acordo com as indicações do Documento Final do Sínodo e os desenvolvimentos do Papa Leão XIV.

A partir de janeiro de 2026 terá início a Visita Pastoral, a começar no Arciprestado de Cantanhede e continuando nos Arciprestados do Baixo Mondego, Figueira da Foz, Pombal, Chão de Couce, Nordeste, Alto Mondego, Coimbra Norte e Coimbra Urbana. Pretende continuar a manifestar a solicitude do bispo por todas as comunidades e manifestar o amor de Cristo, Bom Pastor, por todas as pessoas que peregrinam na nossa Diocese de Coimbra.

Queremos que a Visita Pastoral ajude a fortalecer os cristãos e promova o sentido de Igreja, unida e em comunhão, no seguimento de Jesus Cristo. Em tempos tão complexos, as comunidades cristãs precisam de aprofundar a consciência da sua fé e preparar-se para um testemunho mais vivo de amor a Deus e à humanidade à qual são chamadas a anunciar o Evangelho da salvação.

A Visita do Bispo será centrada na Unidade Pastoral, uma vez que essa é a estrutura organizativa atual da nossa Diocese. Estão previstos alguns órgãos de corresponsabilidade e participação, nomeadamente o Conselho Pastoral e a Equipa de Animação Pastoral, que assumem com o Pároco a condução da vida da Unidade Pastoral numa perspetiva de unidade e comunhão. Neste sentido, a Visita Pastoral inclui uma assembleia da Unidade Pastoral com a participação destes órgãos, juntamente com as pessoas mais diretamente envolvidas na ação pastoral.

Queremos também estabelecer laços com as pessoas e organizações da sociedade em geral. Além dos contatos informais, prevemos a realização de um encontro conjunto em cada Unidade Pastoral, a fim de tratar de alguns dos temas mais relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Se for possível, haverá a participação na celebração da Liturgia Dominical nas igrejas paroquiais para onde devem confluir os cristãos da paróquia, tornando mais visível a união de todos à volta do bispo e do pároco.

Haverá alguns encontros setoriais, de acordo com a realidade de cada Unidade Pastoral, assim como alguns momentos de visita a instituições de relevo para a vida local e de acordo com um programa a propor pelo Pároco, ouvida a Equipa de Animação Pastoral.

Peço a todos os cristãos que rezem pela Visita Pastoral e ofereçam desde já a Deus a disponibilidade do coração para o fortalecimento da fé e para juntos edificarmos a Igreja.

15 de Dezembro de 2025

Virgílio Antunes
Bispo de Coimbra

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster