- Hoje é

Home | Quem somos | actividades | Contactos
Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

XV Aniversário do CAF

Coimbra, 31/1/2014

Ver fotos

No passado dia 31 de janeiro, o Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra (CAF), afeto ao Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, celebrou o 15º aniversário de funcionamento, numa sessão solene às 18 horas, na Casa de Santa Zita, com a presença do bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, e de outras individualidades, designadamente o vereador da ação social, educação e família da autarquia coimbrã, Jorge Alves, o diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Ramiro Miranda, o presidente da Junta de Freguesia de Sto. António dos Olivais, Manuel Oliveira, representantes de partidos políticos, do Secretariado Nacional da Pastoral da Família e do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF).

A conferência principal, muito aplaudida, ficou a cargo de João Paulo Barbosa de Melo, ex presidente da CMC. Falando sobre “Família e políticas públicas”, o orador vincou a importância da família na sociedade, denunciando as muitas situações que o Estado ou a própria sociedade a violenta, mormente nas políticas anti vida e pouco favoráveis às famílias numerosas. Perante este cenário sombrio, Barbosa de Melo propõe à sociedade e à Igreja novos esforços para revitalizar a instituição familiar e aos governantes a efetivação de políticas “amigas da família”, que façam crer aos jovens que vale a pena casar e ter filhos.

Jorge Alves agradeceu o papel desenvolvido pelo CAF, que se insere nas preocupações da autarquia coimbrã, também ela convocada para este desafio de ajudar as famílias a resolverem os seus muitos problemas.

Armindo Monteiro, em nome dos colaboradores do CAF (sendo ele um dos pioneiros), deu um caloroso testemunho deste serviço, enaltecendo a figura maternal e sempre disponível da Emília Cardoso, coordenadora do CAF desde a sua fundação, membro do ISCF e diretora da Casa de Santa Zita.

Encerrou a sessão o Bispo de Coimbra. Dom Virgílio Antunes começou por agradecer este serviço que em boa hora o Secretariado da Pastoral Familiar criou e se tem mostrado, a nível local e nacional uma “experiência exemplar”. Destacou ainda o generoso contributo de todos os colaboradores que exercem esta missão como “ato de amor/ caridade”, tal como sucedeu ao bom samaritano quando acudiu ao homem caído à beira do caminho. E terminou dizendo que lhe dá um “gozo interior” e uma “alegria muito grande” ter na diocese este serviço de apoio à família, ademais quando é da iniciativa da Igreja, num papel complementar ao do Estado.

Seguiu-se um momento de convívio entre os colaboradores e as muitas pessoas presentes, não faltando o habitual bolo de aniversário e os votos de que o CAF continue, por muitos mais anos, esta ingente tarefa de ajudar as pessoas a resolverem os seus conflitos, a serenar as suas tensões e a construírem horizontes de esperança nas suas vidas.

Jorge Cotovio
Secretariado Diocesano da Pastoral da Família

O CAF tem a sua sede em Coimbra, na Rua Gil Vicente, 2, onde recebe as pessoas presencialmente, ou através dos seguintes contactos: 239 723 989 / 969 881 159 / cafcoimbra@sapo.pt.

Colaborando com o CAF, também o Porto Solidão atendeu ao longo deste ano muitas pessoas cujo quotidiano está marcado pela solidão. O atendimento presencial é à terça-feira, das 18 às 20 horas, na sede do CAF. O atendimento telefónico é feito diariamente das 21 às 23 horas. Se necessário, faz acompanhamento domiciliário. Os contactos são os seguintes: 967 001 747 / Blog – http://porsol.blogs.sapo.pt.