Quem somos
 Actividades | Contactos | Destaques | Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

QUEM SOMOS:

1. Constituição e breve resenha histórica
2. Missão
3. Visão
4. Prioridades e estratégias para 2014-2015
5. Equipa do Secretariado

6. Consultores

1. Constituição e breve resenha histórica

O primeiro Decreto de Nomeação do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar data de 1 de Janeiro de 1989, sendo a Equipa coordenadora então constituída por:

- Maria Helena e Mário Rui Costa (casal presidente)

- Maria de Lurdes e Jorge Cotovio

- Maria Filomena e Carlos Carvalho

- Padre Sertório Martins (assistente religioso)

- Maria Emília e Joaquim do Souto (responsável pela secretaria)

O segundo Decreto de nomeação data de 12 de Março de 1994, sendo a  Equipa coordenadora então formada por:

- Maria de Lurdes e Jorge Cotovio (casal coordenador)

- Maria Luísa e Abílio de Almeida Henriques

- Maria de Lurdes e Américo Petim

- Ana Maria e António Albuquerque Rodrigues

- Ana Maria e António Jorge da Silva

- Maria da Conceição Vieira

- Padre Sertório Martins (assistente religioso)

Em Janeiro de 2019 foi empossada uma nova equipa apoiada por um novo assistente religioso (Pe Nuno Santos).

2. Missão:

Somos um serviço diocesano que promove, de forma articulada, o valor da família!

Queremos despertar nos agentes pastorais e nas paróquias a premência em promover a pastoral familiar:

1. Animar a Pastoral da Família no espaço geográfico da Diocese de Coimbra, privilegiando a preparação do Matrimónio, o acompanhamento dos casais novos e o apoio aos casais em situação difícil.

2. Promover a constituição de equipas de famílias (paroquiais ou arciprestais) e providenciar a formação dos seus elementos.

3. Coordenar e optimizar a acção dos diferentes movimentos de espiritualidade familiar, no respeito pela sua especificidade.

4. Promover, na Diocese, uma reflexão profunda sobre o que é a Família à luz da Doutrina Cristã e dos documentos do Magistério da Igreja.

3. Visão

Iluminados pelo Evangelho formamos famílias: comunidades de vida e de amor.

4. Prioridades estratégicas para o ano pastoral 2016-2017

O objectivo geral do ano é:

«Despertar a alegria do amor nos casais»

Tendo em conta as prioridades definidas pelo Plano Pastoral Diocesano (apoio à família, o acompanhamento dos jovens, a atenção aos mais desfavorecidos e o diálogo fé e cultura) temos como objectivos estratégicos para este ano:

1. Reflexão sobre os objetivos fundamentais e linhas gerais de atuação para a pastoral familiar dos próximos anos, à luz da Amoris Laetitia

- Constituir um grupo de trabalho, com base no Conselho Diocesano da Família, para fazer uma avaliação projetiva da pastoral familiar diocesana, elaborando um documento-síntese de trabalho para ser discutido em diversos âmbitos;

- Promover (e estimular) encontros de reflexão nas UP e nos arciprestados sobre a AL.

. Constituir Equipas Arciprestais da Pastoral Familiar (EAPF)

- Participar, com regularidade, nas reuniões de párocos a nível de arciprestado;
- Promover reuniões (de formação e de coordenação) com os casais animadores arciprestais;
- Acompanhar as reuniões de pastoral familiar ao nível de arciprestado
- Propor caminhos de formação espiritual concretos (cursos cristandade, cursos alfa, integração em movimentos, …)

3. Preparar os noivos para o sacramento do matrimónio

- Incrementar, nas famílias e nas comunidades, a preparação remota do matrimónio (em articulação com a catequese e pastoral juvenil)
- Sensibilizar e estimular as comunidades para que todos os noivos participem em encontros de preparação "próxima" para o matrimónio;
- Promover ações conducentes à devida integração destes casais nas respetivas comunidades.

4. Acompanhar os casais novos

- Providenciar o acompanhamento dos casais novos por casais experientes preparados para o efeito;
- Potenciar o encontro com os casais que pedem à Igreja o Baptismo para os seus filhos;
- Potenciar o encontro com os casais que matriculam os filhos na catequese;
- Realizar bênçãos das grávidas e bênção das crianças;
- Realizar sessões sobre a família, preferencialmente em espaços públicos.

5. Acompanhar as famílias em situação difícil
situações de fragilidade ou imperfeição)

- Eleger e formar casais experientes nas comunidades que possam acompanhar casais em situações de fragilidade ou imperfeição
- divulgar os Centros de Aconselhamento  Familiar (CAF’s) existentes e estimular a criação de mais estruturas deste género

6. Celebrar dias especiais

Dia do idoso, do doente, dos namorados, do pai, da mãe, da família, dos avós.

7. Implementar o “Serviço da Vida” a partir da Encíclica “Evangelho da Vida”

- sensibilizar a diocese para uma cultura de promoção da vida humana

- Realizar cursos de Regulação Natural da Fertilidade

- Celebrar a Semana da Vida