- Hoje é

Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

Secretariado Diocesano
da Pastoral da Família

Diocese de Coimbra
Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

Mensagem de D. Virgílio Antunes

A pastoral familiar tem hoje uma importância central na vida e ação das comunidades cristãs, pois foram muitas e grandes as mudanças que se deram na sociedade e na Igreja. A família precisa, como nunca, de ser evangelizada e de encontrar os fundamentos da sua vocação segundo o plano de Deus.

O último Sínodo dos Bispos e a Exortação Apostólica do Papa Francisco, A alegria da Amor, de 2016, trouxeram-nos um renovado conhecimento da realidade da família moderna e apontaram-nos linhas fundamentais para a ação pastoral familiar no nosso tempo.

A Igreja, nos seus variados organismos, tem de continuar a renovar-se e a rever os seus meios e métodos de ação pastoral, tendo em conta as circunstâncias de cada tempo e lugar e sempre na fidelidade à fé recebida e transmitida de geração em geração. Tem, por isso, pleno sentido a criação do Conselho Diocesano da Família e a reflexão ali realizada que deu origem a este Guião da Pastoral da Família para a Diocese de Coimbra.

Esperamos que este instrumento de trabalho, aliado ao aprofundamento doutrinal e a uma espiritualidade cristã mais enraizada no Evangelho, leve as famílias ao crescimento na fé, à inserção na Igreja e ao testemunho fiel dos valores do Reino de Deus no meio do mundo.

Apresento o Guião da Pastoral da Família a toda a Diocese de Coimbra, na esperança de que tenha o adequado acolhimento por parte dos sacerdotes, dos arciprestados, das unidades pastorais e paróquias, dos movimentos e serviços que se ocupam com a evangelização das famílias.

Confio à Sagrada Família de Nazaré este Guião e todos os que se dispõem a ajudar as famílias cristãs a uma vivência mais fiel da sua vocação.

Coimbra, 16 de setembro de 2017

Virgílio Antunes