Faleceu o Pe Amadeu dos Santos Rosa

Partiu hoje dia 22 de agosto de 2023 para o Pai o Rev.do Senhor Padre AMADEU DOS SANTOS ROSA.

Nasceu a 18 de abril de 1944, na freguesia do Pombalinho, concelho de Soure. Filho de José Rosa Júnior e Maria Augusta dos Santos. Entrou para o Seminário Menor da Figueira da Foz em 1955 e, terminado o curso de teologia, não foi imediatamente ordenado, mas pediu autorização ao então Bispo de Coimbra, Dom Ernesto Sena de Oliveira, para fazer um estágio em França. Estavam no ano de 1967. Aí, integrou-se numa comunidade com muitos portugueses e conheceu o trabalho dos Padres do Prado. Durante um ano trabalhou também na construção civil.
Em 11 de outubro de 1970, é ordenado presbítero na diocese de Meaux, França, por Mons. Jacques Ménager, conjugando o ministério presbiteral com o trabalho a tempo inteiro em fábricas metalúrgicas. Depois do trabalho, preparava e fazia reuniões com os  jovens emigrantes da JOC – Juventude Operária Católica. Assim foi durante 10 anos.
Depois de um estágio com a Associação dos Padres do Prado na Colômbia (1982), regressou a França e foi pároco em Lagny (6 anos), em Le Mée-sur-Seine (11 anos) e, por último, em Mitry-Mory.
Por motivos de doença e por aconselhamento do seu médico, regressa a Portugal em 2013, à sua terra natal e desde então colaborou fraternalmente com os seus párocos, no contexto da Unidade Pastoral “Coração do Sicó”.
Com o agravar da doença, o padre Amadeu encontrava-se atualmente a viver no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Alvorge.

O seu funeral está marcado para esta quarta-feira, dia 23 de agosto, pelas 18h na igreja paroquial de Pombalinho, com a missa exequial presidida pelo Vigário-Geral em nome do Senhor Bispo de Coimbra. O seu corpo irá a sepultar no cemitério local.

Paz à sua alma!