Faleceu o Pe Manuel Joaquim Gonçalves

Partiu para o Pai na manhã do dia 20 de Abril de 2023 o Rev.do Senhor Padre Manuel Joaquim Gonçalves.

Nasceu a 19 de dezembro de 1921, na freguesia e concelho de Pombal. Filho de Manuel Gonçalves Fernandes e Ana Ferreira. Entrou no Seminário Menor da Figueira da Foz a 2 de outubro de 1936 e, terminado o curso de teologia no Seminário Maior, foi ordenado sacerdote no dia 5 de abril de 1947, no Salão de São Tomás do Seminário Maior de Coimbra por Dom António Antunes.

O seu Ministério sacerdotal até ir residir para o Lar Rainha Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, foi exercido nos seguintes Cargos:

• - 1947 – Obra da Rua, Casa do Gaiato
  • - 1950 – Pároco de Cantanhede
  • - 1966 – Pároco de Outil
  • - 1972 – Arcipreste de Cantanhede
  • - 1975 – Pároco de Mata Mourisca
  • - 1989 – Primeiro pároco da Ilha
  • - 1997 – Primeiro pároco da Guia
  • - 1999 – Capelão da Santa Casa da Misericórdia, do Hospital e dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

O seu funeral está marcado para esta sexta-feira, dia 21 de abril, pelas 11h30 na igreja do Cardal em Pombal sob a presidência do Senhor Bispo, Dom Virgílio do Nascimento Antunes.

Tendo sido, nos últimos anos, o sacerdote mais idoso do presbitério de Coimbra – faleceu com 101 anos –, na fraterna comunhão presbiteral, o clero diocesano sente-se unido espiritualmente com a família do Senhor Padre Manuel Gonçalves e seus amigos, elevando a sua oração de ação de graças pela vida e ministério deste Sacerdote, Servo bom e fiel, Ministro do Evangelho.

Paz à sua alma!

Coimbra, 20 de abril de 2023