Renúncia Quaresmal 2021

RENÚNCIA QUARESMAL DA DIOCESE DE COIMBRA

A Caritas de Coimbra é a instituição diocesana que tem como missão acorrer às variadas necessidades dos mais pobres da nossa comunidade e assume, assim, em nome da Diocese de Coimbra, o ministério da caridade cristã. Ao longo de várias décadas tem desenvolvido a sua atividade por meio da criação do apoio social nas obras espalhadas por todo o território diocesano e com a cooperação dos organismos públicos e privados.

Uma parte da sua ação diretamente dirigida aos mais desfavorecidos resulta dos donativos recolhidos por ocasião dos peditórios realizados na Semana Caritas e das ofertas de iniciativa pessoal ou institucional que lhe são confiadas. Este ano não é possível fazer os peditórios de rua dada a situação de saúde pública que vivemos. Aumentaram, no entanto, as situações de pobreza que diariamente batem à porta da Caritas e que tem a missão de acolher e ajudar.

Neste contexto de pandemia, e tendo em conta a nova realidade de pobreza, desemprego, perda de situações financeiras estáveis e sofrimento existentes em muitas famílias, decidimos que o produto da Renúncia Quaresmal se encaminhe para a Caritas Diocesana.

Faço um renovado apelo à generosidade dos fiéis da Diocese de Coimbra, e convido-vos a entregar à Caritas, sempre diligente e fiel na gestão dos recursos que lhe são confiados, o fruto da vossa renúncia.

Além da recolha das oferendas nas paróquias, como é habitual entre nós, e que serão encaminhadas para a Cúria Diocesana em tempo oportuno, podem também os donativos dos fiéis, instituições e empresas ser diretamente enviados para a Caritas Diocesana de Coimbra, usando para isso o número de conta disponível para esse efeito: IBAN PT50 001800032660688902063.

O nosso percurso da Quaresma será mais sincero se, juntamente com a aproximação do Senhor, existir também a aproximação dos irmãos, ou seja, a caridade para com o próximo.

“Com coragem criativa, levanta-te”, escolhemos como lema da Quaresma, inspirados em São José. Que ele nos inspire a olhar para os irmãos caídos à beira dos caminhos da vida e a ajudá-los a levantarem-se também por meio da ajuda material.

Desejo a todos uma santa Quaresma e envio uma palavra de consolação a todos os que vivem situações de sofrimento, debilidade e pobreza.

Virgílio Antunes