Saudação e boas-vindas do Bispo de Coimbra aos Símbolos da JMJ 2023

PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE LISBOA 2023
SAUDAÇÃO E BOAS-VINDAS DO BISPO DE COIMBRA
SANTA CLARA, 2023.04.02

Começamos esta peregrinação verdadeiramente histórica, aqui, junto à Rainha Santa Isabel, que nos acolhe neste dia, como sempre acolheu o povo de Coimbra e de Portugal. Esta saída da sua imagem veneranda a dar as boas-vindas à Cruz de Cristo, à Imagem da Virgem Maria e a todos nós, faz-nos renovar a devoção e olhar para a sua vida como exemplo de humanidade, de fé e de caridade.

Obrigado, Santa Isabel de Portugal, por nos acolheres nesse teu regaço de caridade, que nos impele a partilhar o pão com os pobres e a difundir no mundo a alegria do perfume das rosas.

Acolhemos, hoje, em festa, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, a Cruz de Cristo e o Ícone da Virgem Maria. Coincide este dia com o da comemoração da entrada solene de Jesus em Jerusalém, depois de tomar a firme decisão de aceitar tudo o que a vontade do Pai lhe exigisse para realizar a salvação da humanidade. Jesus sobe a Jerusalém onde o espera a rejeição da multidão e a cruz como lugar da paixão e da glorificação.

Recebemos a cruz em festa porque vemos nela o sinal do amor de Deus manifestado em Jesus, que se ofereceu por nós; recebemos a cruz em festa porque vemos também nela o sinal do amor humano, de pessoas que elegem como linhas maiores da sua vida aquela que as une a Deus e aquela que as une ao próximo.

A peregrinação da cruz da Jornada Mundial da Juventude pela nossa Diocese de Coimbra vai ser um convite dirigido a todos para que nos convertamos à sabedoria de Cristo, que se revela como amor que se recebe e se dá. Somos chamados a fazer a verdadeira peregrinação interior que nos leva à descoberta da luz que nos conduz e a enraizarmos a nossa existência nos fundamentos mais sólidos.

Junto à cruz de Jesus estava Maria, sua Mãe, e estava o discípulo, segundo a narrativa do Evangelho de S. João. Esse é o cenário que queremos reproduzir nesta peregrinação dos símbolos: a cruz de Jesus, o ícone da Virgem Maria e o discípulo que é agora cada um de nós, que se vai aproximar e que vai peregrinar, sedento de chegar mais longe e mais alto.

A peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 traz alguns grandes desafios para os jovens e para toda a comunidade que nós constituímos:

- Desafio à construção da fraternidade. Jesus como irmão e Maria como mãe, fazem-nos sentir a urgência da edificação da família humana, sempre presente no Evangelho e recordada na atualidade pelo Papa Francisco na Encíclica “Fratelli Tutti”, (todos irmãos).

Jovens, sejamos todos construtores da igual dignidade da família humana, todos irmãos!

- Desafio à construção da justiça e da paz. Os jovens são os protagonistas de um mundo melhor, quando ancorados na sua vocação fundamental de “ser para os outros”, como lhes pediu o Papa na Exortação Pós-Sinodal “Cristo Vive”.

Jovens, sejamos todos construtores da justiça e da paz neste mundo de desigualdades e guerras!

- Desafio à ecologia integral. Os jovens são também aqueles que estão a crescer com uma maior sensibilidade à preservação da criação como casa comum, que deve acolher a todos e onde todos se sintam bem acolhidos, como o Papa lembrou ao mundo na Encíclica “Laudato Sii” (louvado sejas).

Jovens, respeitemos todos esta criação boa a e bela, a nossa casa comum!

- Desafio a crescer na fé. Não nos satisfaz um mundo povoado pelo vazio interior e pela espiritualidade centrada no indivíduo e na busca solitária do seu bem-estar. Os jovens precisam de ter o coração cheio e da espiritualidade do amor e do serviço, que os desinstale e leve a sair de si mesmos para ir ao encontro dos outros. O encontro com Cristo Vivo e a descoberta da fé simbolizada na cruz são caminho que se abre à sua frente. É preciso ousar percorrê-lo com confiança.

Jovens, abramos o coração ao encontro com Cristo por meio da fé!

Agradeço a todos por terem vindo a este momento de acolhimento dos Símbolos da JMJ Lisboa 2023. Agradeço especialmente às entidades autárquicas, académicas, humanitárias, associativas, civis, militares, a todos, pela colaboração imprescindível na realização desta peregrinação dos Símbolos e na realização dos Dias nas Dioceses, em que acolheremos entre nós jovens de todo o mundo.

Caríssimos irmãos e amigos, estamos todos a manifestar a nossa disponibilidade para construir um mundo melhor e, com a ajuda de Deus, vamos consegui-lo.

Boa peregrinação!

Virgílio Antunes, bispo de Coimbra