Mensagem para a Quaresma de 2023

QUARESMA DE 2023

TRANSMITIR A FÉ – CELEBRAR A PÁSCOA

Transmitir a fé

Elegemos como objetivo deste ano pastoral a renovação dos caminhos para transmitir a fé a todos, crianças, jovens e adultos. Propusemos a todas as comunidades a missão de chamar, formar e enviar homens e mulheres como animadores, cheios de fé e de amor para fazer chegar o Evangelho de Jesus a muitas pessoas. Acreditamos que o Evangelho acolhido e anunciado com o testemunho do sangue e da cruz é caminho de libertação do mal que nos aflige e, por isso, acolhemos esta Quaresma de uma forma nova, mais sentida e mais verdadeira.

Perguntamo-nos seriamente: como transmitir a fé a todos quando entramos na Quaresma marcados pela vergonha e pela dor dos abusos sexuais cometidos contra crianças no seio da nossa Igreja? Não é fácil a resposta, pois, se acreditamos no amor de Deus que tudo vence, vemos com clareza o mal e o pecado na nossa Igreja a clamar por redenção. Pedimos perdão a todas e a cada uma das vítimas, na esperança de que acolham a verdade dos nossos sentimentos; garantimos-lhes a nossa solidariedade e acolhimento, como contributo para ajudar a reparar os danos humanos, morais, e espirituais que persistem nas suas vidas; asseguramos que tudo faremos para que não tenham lugar na Igreja os abusos que agora conhecemos.

Como transmitir a fé? Percebemos neste momento muito melhor o que é o caminho da penitência, da conversão, da purificação e da santidade de vida, sempre na procura da justiça e do amor, que Jesus nos propõe com a Sua palavra e a Sua vida. Sem verdade de vida não se transmite a fé e tudo o que se fizer ou disser sem verdade, sem justiça e sem caridade soa a vazio e não entra no coração.

Celebrar a Páscoa

Toda a Igreja é convidada a celebrar a Páscoa de Jesus Cristo como acontecimento que inclua a libertação dos seus trajetos mais sinuosos. Precede-nos e acompanha-nos Jesus, que não tendo cometido pecado algum, aceitou decididamente passar pela paixão e pela cruz por nós e connosco. Pelo poder de Deus, Jesus ressuscitou e abriu-nos as portas da ressurreição e da vida.

A Páscoa que celebramos só é transformadora quando estamos decididos a passar pela paixão e pela cruz própria e dos outros, para que se manifeste o poder de Deus. Sentimos presentes no nosso mundo muitos lugares de paixão e toca-nos dramaticamente a experiência de morte que chega por causa da guerra, dos sismos e das injustiças humanas. Vemos a esperança e a alegria de viver a morrer ao nosso lado, na nossa Igreja e na humanidade.

Celebremos a Páscoa carregando sobre nós a paixão e a cruz dos nossos irmãos e que pelo poder de Deus e pela nossa conversão ela seja caminho de salvação.

Renúncia quaresmal

A partilha de bens, sinal da nossa penitência, solidariedade, justiça e caridade, constitui uma das vias relevantes do nosso percurso quaresmal.

Este ano, a renúncia quaresmal da Diocese de Coimbra reparte-se por duas finalidades, em partes iguais:

- Apoio à ação pastoral no Estabelecimento Prisional de Coimbra;

- Apoio às vítimas do sismo na Turquia e na Síria.

Informo também que durante a Quaresma farei visita aos jovens residentes em casas de acolhimento na nossa Diocese.

Desafios aos cristãos

Convido os cristãos da Diocese de Coimbra, em todas as suas comunidades, a viverem a Quaresma e a Páscoa com sinais claros de arrependimento e conversão; a procurarem a verdade sobre os erros e pecados pessoais e eclesiais; a acolherem e acompanharem os que mais sofrem, particularmente as vítimas de todas as formas de abusos cometidos no seio da Igreja; a carregarem a própria cruz e a ajudarem o seu próximo a levar a cruz com amor; a rezarem pessoalmente, na família e na comunidade pela conversão dos pecadores; a buscarem sinceramente a santidade de vida, o único meio de que dispomos para criar uma humanidade mais feliz e transmitirmos ao mundo a alegria de acreditar em Jesus Ressuscitado.

Desafio aos jovens

Finalmente, convido os jovens a entrarem alegremente no dinamismo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a disporem-se para acolher os símbolos da JMJ, que estarão entre nós durante o mês de abril, na Semana Santa e no tempo pascal. Que a contemplação da cruz de Cristo e do ícone da Virgem Maria os inspirem para que seja Páscoa nas suas vidas e possam partir apressadamente para anunciar aos outros jovens a novidade de Cristo Vivo.

Coimbra, 17 de fevereiro de 2023