PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
LISBOA 2023 NA DIOCESE DE COIMBRA
NOTA DO BISPO DE COIMBRA
Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam a Coimbra no Domingo de Ramos, dia 2 de abril, e percorrem toda a Diocese até ao dia 30 de abril, numa peregrinação que nos conduz até aos Dias nas Dioceses, que ocorrem de 26 a 31 de julho, e à Jornada em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
A cruz de Cristo é o símbolo da fé cristã, sinal da morte de Jesus pela salvação da humanidade, que nos aponta para Cristo Vivo, ressuscitado e presente na vida do mundo. Acolhê-la com amor manifesta a nossa fé e a nossa esperança de jovens, que põem em Cristo a sua confiança querem aprender a renovar toda a terra a partir do Evangelho.
Acolhemos também o ícone da Virgem Maria Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), que nos leva a olhar para a Mãe de Deus como a primeira discípula de Jesus e nos ensina a pormo-nos a caminho como Igreja Diocesana de Coimbra, decidida a ir atrás de Jesus, Aquele que nos salva.
O programa desta peregrinação, organizado pelos comités Organizadores Territoriais (COT) em colaboração com o Comité Organizador Diocesano (COD), vai passar por todas as regiões da Diocese, dando a todos a possibilidade de irem ao encontro dos símbolos de Cristo e da Virgem Maria. Deve, por isso, constituir uma ocasião única para a renovação da fé por meio da devoção à Cruz de Cristo e à Virgem Maria, tão caraterísticas da nossa espiritualidade cristã.
Convido as comunidades cristãs e as organizações locais a saírem à rua em ambiente de festa, nas suas localidades, para acolherem os Símbolos que a Igreja nos envia como desafio à ação para o fortalecimento da justiça, da paz, da ecologia integral e do apoio que damos aos jovens, “o agora de Deus” segundo o Papa Francisco, e os protagonistas de um mundo melhor.
Convido as igrejas e capelas da Diocese a tocarem festivamente os sinos no domingo, dia 2 de abril, às 15:00, para que se torne notória a relevância da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e desta peregrinação.
Convido ainda os diocesanos de Coimbra a virem receber os Símbolos junto ao Convento de Santa Clara a Nova, no dia 2 de abril, às 15:00 e a juntarem-se à Rainha Santa Isabel, padroeira da nossa cidade, cuja imagem sairá excecionalmente à rua. A caminhada para a Igreja de Santa Cruz de Coimbra será uma peregrinação mais bela e significativa com a presença de crianças, jovens e adultos.
Confio aos nossos patronos diocesanos, Santa Isabel de Portugal, Santo António de Lisboa, São Teotónio e Santo Agostinho, a poderosa intercessão junto de Deus para que a Peregrinação dos Símbolos e a Jornada Mundial da Juventude constituam acontecimentos inesquecíveis e nos animem para nos levantarmos e partirmos apressadamente, com Maria.
Coimbra, 23 de março de 2023
Virgílio do Nascimento Antunes
bispo de Coimbra