Apresentação da segunda edição do livro solidário “o que ganhas quando dás?”
Numa iniciativa do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), a segunda edição do livro Solidário “o que ganhas quanto dás?” vai ser apresentada na próxima terça-feira, dia 13 de Dezembro, às 18h30, na Livraria Almedina (S. José).
Trata-se de um livro que conta com 29 contributos de personalidades relacionadas com o mundo universitário, que “conta histórias pessoais sobre assuntos que vão desde as redes sociais até à falta de ética das empresas”, refere o Padre Nuno Santos, em nota informativa.
Um desses contributos é de Fernando Castro, fundador da Promundo, que morreu recentemente em missão, pelo que “esta edição do livro “o que ganhas quando dás?” é também uma homenagem a este homem”, sublinha o director do IUJP.
As receitas do livro, que tem um custo de 14 euros, revertem para o fundo solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz de Coimbra que, desde a sua criação, em 2010, atribuiu oito mil euros a 18 estudantes, tem sido alimentado com a venda de peças artísticas, jantares, recolhas nas missas e donativos.
Para o sacerdote, a escrita é já um acto que “não é solitário” e abre a porta à “dimensão solidária” com os estudantes mais carenciados no ensino superior, número que está a aumentar.
E salienta, em tom de motivação solidária: “penso que pode ser uma boa oferta de Natal (em muitos sentidos); “basta comprar e já estás a ajudar”.
A apresentação da obra, revista e aumentada, está a cargo do Padre Nuno Santos (Director do IUJP), Cândida Malça (Provedora do IPC) e Rogério Leal (Provedor da UC).