Formamos Comunidade de Discípulos - Mensagem para do Dia da Igreja Diocesana

A nossa Diocese celebra a sua grande festa, em Coimbra, no dia 31 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade.

Ao chegar ao fim um ano pastoral em que tra­balhamos para formar comunidades de discípulos, temos fortes razões para dar graças a Deus pelos caminhos que andámos. As notícias felizes acerca do esforço feito e dos novos dinamismos imple­mentados não podem ficar silenciadas e motivam um grande cântico de louvor ao Senhor que nos inspira e nos fortalece para a ação.

Espalhados pelas diversas paróquias e comuni­dades, sentimos que somos a mesma Diocese de Coimbra, enriquecida pela abundância dos dons de Deus. Faz-nos bem sentir a Igreja congregada para celebrar a sua fé e testemunhar a sua esper­ança no Senhor. O Dia da Igreja Diocesana consti­tui um momento privilegiado para fazermos a mais expressiva experiência de Povo de Deus, reunido à volta de Jesus Cristo e do sinal visível da sua solicitude para com todos, na pessoa do bispo, seu enviado.

Queremos viver a alegria da fé cristã e publica­mente dar um sinal da comunhão que nos une a Deus e aos outros. No meio da cidade dos homens, frequentemente tão alheia ao pequeno rebanho, que é o Povo de Deus, seremos testemunhas de Jesus Cristo, Único Salvador, e da Igreja, Mãe de braços abertos para acolher todos os filhos.

Convido os sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos, das paróquias e dos movimentos eclesiais, a organizarem a sua vida para que façamos jun­tos a festa, conscientes de que o grande desafio de Deus consiste em sermos Igreja Diocesana em comunhão. Agradeço aos sacerdotes e outros re­sponsáveis que sejam intermediários entusiastas deste convite aos cristãos das suas comunidades.

De todo o coração imploro a bênção de Deus e a proteção de Nossa Senhora para a nossa festa do Dia da Igreja Diocesana. Na esperança do feliz en­contro, um abraço do vosso bispo.

+Virgílio