A Universidade de Coimbra celebrou o dia da sua padroeira.
No passado dia 8 de Dezembro, na capela da Universidade de Coimbra, foi celebrada a solenidade da Imaculada Conceição. A celebração, presidida pelo Bispo de Coimbra, contou com a presença de professores, alunos, funcionários e outras pessoas que se quiseram associara a esta celebração.
Na homilia da eucaristia, D. Virgílio do regime da realidade atual, em que na Igreja se respira um desejo de conhecimento de «ânsia incontida de busca da verdade pela vida do encontro entre a fé e a razão». Igual desejo existe também em muitos setores da sociedade laica que, reconhecendo as diferenças entre fé e razão, não os olham com excludentes. Disse ainda que «Temos hoje consciência de que não se faz caminho quando se ignora uma parte da realidade, pois essa seria uma atitude não consentânea com o espírito de abertura que supostamente carateriza a cultura moderna». Terminando a sua reflexão disse que «No respeito absoluto pelos outros, temos não somente o direito, mas também o dever de assumir a fé cristã, com todas as suas implicações, e de a dar a conhecer enquanto portadora de sentido e fundamento da nossa vida».
Neste dia, O CADC celebrou também a sua padroeira. Depois da eucaristia, houve um almoço para os seus sócios no Instituto Justiça e Paz, seguido de uma conferência. A conferência intitulada "O mar e as antigas e as novas descobertas" foi proferida pelo Almirante Nuno Vieira Matias. O Almirante Nuno Matias é, atualmente, Presidente da Academia de Marinha e Vice-presidente da Direcção da Sociedade de Geografia de Lisboa.