Faleceu o Padre Manuel de Almeida Alves

Faleceu hoje, 20 de Agosto de 2020, o padre Manuel de Almeida Alves.

O P. Manuel Alves nasceu na Freguesia de Unhais-o-Velho, no dia 06-05-1930, filho de Albano de Almeida e de Maria Amélia.

Concluídos os seus estudos nos seminários diocesanos de Coimbra, foi ordenado sacerdote na capela de 5. Miguel do Seminário Maior no dia 28-02-1953, por D. Ernesto Sena de Oliveira.

Como sacerdote serviu a lgreja nas seguintes funções:

1952—1958 - Perfeito e prof. Seminário Menor
1958-1959 — Pároco de Cabril e Vidual
1959-1961 - Secretaria do Bispado
1960—1974 — Diretor do Amigo do Povo
1961—1965 - Seminário Maior
1965-1977 — Pároco de Sé Nova
1977-1990 - Capelão do IPO
1977 — Capelão das Irmãs Hospitaleiras em Condeixa-a-Nova
1968-1977 - Assistente Espiritual da Legião de Maria

O P. Manuel viveu o seu sacerdócio com plena entrega ao serviço da sua igreja e seus irmãos. Quer nas prefeituras e aulas nos Seminários que lhe foram entregues e que preparava muito bem quer nas mais diversas funções nas paróquias e capelanias e serviços que lhe foram confiados foi sempre um bom apostolo. Preparava todos estes serviços com fé e verdadeira entrega ao Senhor. Em todos eles procurava a perfeição, quer no aspecto da lgreja, quer no aspecto humano.

Qualidades que foram sempre reconhecidas pelos seus superiores, colegas e paroquianos. Falando de colegas não podemos deixar de lembrar o seu colega de sempre, Mons. Joaquim Ferreira da Cunha: companheiros nos Seminários, na Cúria e nas Paróquias, noutros serviços e nas residências, sempre companheiros até na morte pois apenas cerca de meio ano os separou.

Os seus colegas recordá-lo-ão com saudade e gratidão por tudo o que nos deixou.

Amanhã, 21 de Agosto, na Capela na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Condeixa-a-Nova, será celebrada missa de corpo presente, presidida pelo Sr. Vigário Geral em representação do Senhor D. Virgílio pelas 9.30 horas seguindo-se o funeral para a cidade de Leiria, onde tinha familiares.

Paz a sua alma.