1092-1098 - D. Crescónio

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Crescónio (1092.04.12-1098.06.22) - Era monge e abade do mosteiro beneditino de S. Bartolomeu de Tui. Foi eleito Bispo de Coimbra no concílio de Hussillos (1092) e confirmado pelo Arcebispo de Toledo, D. Bernardo. Por doações particulares e condais começou por adquirir para a Sé um património que lhe permitisse fazer face ? s despesas com a escola da Catedral. Faleceu a 22.6.1098.