Faleceu o Cónego José Bento Vieira

Cónego Dr. José Bento Vieira

Faleceu no dia 16 de Fevereiro de 2018, na Casa Sacerdotal do Clero de Coimbra o Cónego José Bento Vieira. O Cónego José Bento nasceu no dia dois de Abril de 1927, na paróquia de Condeixa-a-Velha, filho de Tiago Bento Vieira e de Adelaide de Jesus Henriques, foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1952, na Sé Nova de Coimbra, por Dom Ernesto Senna de Oliveira.

Exerceu os seguintes cargos:

Pároco de Rabaçal e Zambujal 7/12/52

Vigário paroquial de Santa Cruz 7/1/58

Pároco de Santa Cruz 11/1/65

A nível diocesano fez parte, por diversas vezes do seu Conselho Presbiteral e fez também parte da Comissão de Arbitragem da Assembleia Sinodal da Diocese.

A nível distrital foi nomeado, também por diversas vezes, representante da Diocese da Obra Social do Distrito de Coimbra.

Foi um sacerdote muito empenhado ao serviço da Igreja, tendo deixado ao longo do seu sacerdócio grande presença de entrega e generosidade.

Quando o seu Bispo o nomeou para  paróquia de Santa Cruz de Coimbra referindo-se ao seu serviço nas paróquias anteriores afirma no decreto de nomeação que mostrou “grande zelo apostólico à frente de Rabaçal e Zambujal” e ainda  nas mesmas deixa “obra notável”

Em Santa Cruz foi o mesmo lutador pela causa da Igreja  nos mais diversos espetos: espiritual, social e material.

Fez licenciatura na Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra (História)

Publicou livros sobre Santa Cruz e Historia e S Teotónio e os Santor Mártires de Marrocos

Foi nomeado Cónego da Sé Catedral de Coimbra a 11 de agosto de 1999, por D. João Alves

O Senhor D. Virgílio presidiu à missa de corpo presente na Sé nova de Coimbra na manha do dia 17 de Fevereiro. O funeral segiu depois para Condeixa-a-Velha onde foi sepultado.

 

Plano Pastoral


Bispo Diocesano


Vaticano