CONSELHO PRESBITERAL

Reunião extraordinária do Conselho de Presbíteros

Nos dias 19 e 20 de Maio realizou-se uma reunião do Conselho de Presbíteros.

Esta reunião aconteceu depois da nomeação do novo Bispo para a Diocese de Coimbra, Sr. D. Virgílio do Nascimento Antunes. Foi com o seu conhecimento que a pedido do Sr. D. Albino se realizou esta reunião extraordinária.

Da agenda de trabalhos, entre outros assuntos, constou “a recolha de informações sobre o andamento da proposta da Conferência Episcopal: repensar juntos a pastoral”.

O secretário do Conselho de Presbíteros, Padre Idalino Simões, explicou ao Serviço Diocesano de Informação (SDINFO) que, sobre este assunto, “o Sr. D. Albino deu informações sobre a primeira síntese que está a ser elaborada numa comissão para depois ser objecto de debate nas Jornadas da CEP que se realizarão em Junho próximo. Será esse o texto que servirá de base a linhas de orientação na pastoral da Igreja em Portugal.

O Padre Idalino adiantou ao SDINFO que, no que respeita à Diocese de Coimbra "se reflectiu nas sugestões que foram sendo dadas no trabalho de reflexão feito em cada Zona Pastoral", salientando que “a Comissão permanente ficou encarregada de elaborar uma síntese de questões que possam ser uma ajuda ao novo Bispo para um melhor conhecimento da situação da diocese de dos seus problemas”.

“O Conselho de Presbíteros foi ainda convidado a pronunciar-se sobre a situação do Correio de Coimbra, pedindo que seja feito um trabalho de conjunto com outros órgãos de comunicação da Diocese em ordem a encontrar um caminho de solução”, disse.

Após outras informações da vida da Diocese, nomeadamente em relação à presença dos cristãos de Coimbra na ordenação e entrada do Sr. D. Virgílio, o Padre Idalino salientou que “o Conselho encerrou com a aprovação duma mensagem a enviar, em nome de Presbitério, ao novo Bispo da Diocese”.