1967-1971 - D. Frei Francisco Rendeiro

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Frei Francisco Rendeiro (1967.08.12-1971.05.19) - Em 15 de Julho de 1965 foi nomeado Coadjutor de D. Ernesto Sena de Oliveira, e pela resignação deste, em 12 de Agosto de 1967, entrou no governo do Bispado. Instituiu o Conselho Presbiteral por Decreto de 23 de Outubro de 1967, que teve a primeira reunião a 18 de Dezembro seguinte. Para conhecer os seus diocesanos e incutir-lhes novo elã espiritual, D. Francisco Rendeiro reuniu-se durante dias em Lisboa com os emigrantes da Diocese de Coimbra. Com a mesma finalidade esteve em Paris, onde contactou durante vários dias com os núcleos de emigrantes da Diocese de Coimbra. Assistiu ao segundo Simpósio dos Bispos Europeus em Julho de 1969 e em Maio de 1970 foi à ilha de Malta à reunião dos delegados das Conferências Episcopais. Faleceu a 19 de Maio de 1971.