1358-1364 - D. Pedro Gomes Barroso

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Pedro Gomes Barroso (1358.08.25-1364) - Era natural de Toledo, onde foi Cónego da Sé. Veio transferido de Segovia (1358). Era grande letrado, mui virtuoso e de mui santa vida. Como tomasse a defesa da Rainha D. Branca, D. Pedro de Castela perseguiu-o e prendeu-o. Libertado por intervenção do Cardeal de Bolonha, retirou-se para Portugal. Foi transferido para a Sé de Lisboa em 1364 e para Sevilha em 1379. Morreu em 1390.