1334-1337 - D. João des Prez

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. João des Prez (1334.07.23-1337) - No seu pontificado recebeu a Sé várias dotações. Devem salientar-se as feitas por D. Betaça, de nobre família grega e dama da Rainha Santa Isabel e que, falecida a 21 de Abril de 1336, foi sepultada na Sé. Nunca veio a Coimbra. Dispensado de residência, viveu sempre em Avinhão, na Cúria papal. Governou a Diocese pelo seu Vigário Geral, Arnaud.