1234-1246 - D. Tibúrcio

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Tibúrcio (1234.05.27-1246.11.22) - Era Cónego tesoureiro da Sé de Falência (Espanha) quando foi nomeado Bispo de Coimbra pelo Papa Gregório IX. Devido às discórdias que grassavam no Reino, no tempo de D. Sancho II e entre os Cónegos da Sé, retardou a sua vinda para Coimbra por três anos e foi necessário que o Papa lha impusesse por obediência. Tomou parte no concílio de Lião em 1245 e foi portador para Portugal da bula do Papa Inocêncio IV que depôs D. Sancho II. Faleceu a 22 de Novembro de 1246.