1088 - D. Martinho Simões

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Martinho Simões (1088-1091) Bispo eleito - Era Deão do Cabido da Sé de Coimbra. Foi designado sucessor de D. Paterno pelo Governador de Coimbra, Sisenando. O povo e o Clero da cidade não o aceitaram e Martinho Simões nunca recebeu a sagração. Durante quatro anos usou o título de Bispo eleito. Nesta qualidade assistiu ao concílio de Fuzellos (23.3.1088). Morreu Deão do Cabido em 1127.