FOLHA DOMINICAL - PARÓQUIA DA CHAPADINHA

Queridos amigos da Chapadinha.

Deu-me Deus a graça de visitar a vossa paróquia, de 29 de Julho a 5 de Agosto, após a participação na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Fui convidado pelo P. Neves e incentivado pelo P. Luís Miranda, do Grupo Missionário João Paulo II.

Sinto-me muito feliz por ter aceite esse desafio, pois foi oportunidade para manifestar o meu apoio pessoal e o apoio da Diocese de Coimbra aos jovens enviados para junto de vós. Sei que é muito diferente enviar um grupo para a missão e sentir-me a fazer caminho com eles; senti-me verdadeiramente um deles e, ao mesmo tempo, alguém que, em nome da Igreja, os envia. Agradeço ao Grupo Missionário a alegria de trabalhar na evangelização e o testemunho de fé que dão nas comunidades e nas famílias que visitam.

Guardo as mais belas recordações das comunidades por onde passei, tanto na cidade como no interior. Em todo o lado encontrei comunidades vivas, jovens, a celebrar com alegria a fé, portadoras de uma esperança que me contagiou. Agradeço ao P. Casimiro e ao P. Neves o ardor missionário, que transmitem em tudo o que fazem e me marcou tanto.

Aos irmãos e irmãs da Chapadinha quero deixar um grande abraço, como sinal de grande apreço por cada um e da amizade e estima com que fui tratado em todos os lugares. Apesar de terem sido poucos dias, senti-me membro de muitas famílias e comunidades, como se já nos conhecêssemos há muito... e isso deve-se ao vosso espírito de acolhimento.

Asseguro manter-vos na memória do coração e tenho-vos presentes na oração e confio-vos à proteção de Nossa Senhora de Fátima.

Com amizade e unido em Cristo.

Virgílio, bispo de Coimbra