Semana de Oração pelos Seminários

Do próximo dia 9 ao dia 16 de novembro, celebra-se em toda a Igreja a Semana de Oração pelos Seminários.

Quando rezamos pelo seminário, não rezamos pelo edifício de pedra, mas rezamos sobretudo pelos jovens que o constituem e que fazem o seu caminho de discernimento vocacional, procurando responder com alegria e fidelidade ao chamamento de Deus. É verdade que, os nossos seminaristas estão no Porto, contudo, o edifício que nos foi deixado pela história, continua a ser sinal dessa comunidade formativa, e, por isso, podemos dizer que continua a ser o coração da Diocese.

O facto de termos o nosso Seminário Maior sem seminaristas, mais do que  constituir um motivo de angústia e tristeza, deve ser acolhido como uma grande desafio a trabalhar com maior entusiasmo na promoção das vocações sacerdotais.

Somos convidados a viver esta Semana dos Seminários em três dimensões:

- Rezar pelas vocações sacerdotais. Devemos pedir ao Senhor, com fé e confiança, que envie à nossa diocese de Coimbra, muitas e santas vocações sacerdotais. Rezamos por aqueles que já são padres, por aqueles que se encontram no Seminário do Porto, por aqueles que integram o projeto vocacional sacerdotal e por aqueles que procuram servir ao Senhor e à Igreja.

- Trabalhar na promoção vocacional. É importante criar espaços de reflexão e catequese sobre a vocação, particularmente sobre a vocação sacerdotal, de modo especial orientadas para os jovens e famílias cristãs. Só se pode amar o que se conhece e para poder amar e conhecer a vocação sacerdotal, para além do nosso testemunho alegre e feliz, precisamos de propor este caminho de resposta ao convite de Deus, com ousadia e de diferentes maneiras.

Convidar a comunidade cristã a partilhar. O Seminário é uma instituição que depende da partilha generosa dos cristãos da Diocese. É dessa partilha que garantimos a formação no Porto e na Universidade Católica, que garantimos o acompanhamento dos jovens do Projeto Vocacional Sacerdotal e que mantemos o edifício que nos foi legado pela história, que completa agora 250 anos da sua fundação e que hoje continua ao serviço da pastoral diocesana, como Centro Pastoral, Escola Diocesana de Música, Escola de Teologia e Ministérios, espaço de formação para o clero e os leigos e centro para várias iniciativas promovidas pelos diferentes grupos diocesanos.

O Seminário Diocesano é chamado Coração da Diocese. É o coração, porque por ele passa a vida da Igreja Particular e porque ele é o lugar de referência e símbolo do Sacerdócio Ministerial e dos pastores da Igreja, a quem é confiado o dever de continuar a missão de Jesus no mundo.

Programa Para a Semana dos Seminários:

- 08 de novembro - 9:30 - 17:00 - Seminário Maior - Encontro do Grupo Cura D’Ars (GCA) do Projeto Vocacional Sacerdotal;

- 09 de novembro - 16:00 - Salão de São Tomás (Seminário) - Apresentação do Livro SEMINÁRIO DE COIMBRA . SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA, de Mons. Aurélio de Campos;

- 11 de novembro - 21:30 - Instituto Universitário Justiça e Paz - Terça.com - Entregar a Vida Cantar - Partilha Vocacional do P. João Paulo Vaz (Pároco de Pombal);

- 13 de novembro - 21:30 - Sé Nova - Vigília Vocacional presidida pelo nosso Bispo D. Virgílio;

Materiais para a Semana dos Seminários - descarregue aqui