Coimbra rumo a Cracóvia - Jovens preparam Jornada Mundial da Juventude

Os jovens da Diocese de Coimbra que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, estiveram reunidos, no Seminário Maior de Coimbra, no dia 16 de julho. O encontro pretendeu juntar os participantes com um único objetivo de ajudar a formar um grupo forte, coeso e muito animado.

Os participantes foram informados sobre a logística das Jornadas Mundiais da Juventude que vão reunir mais de dois milhões de jovens de todo o mundo.

A Diocese de Coimbra vai participar com 161 jovens, em Cracóvia, com saída a 21 de julho, em autocarro, a partir do Pátio da Universidade, onde está previsto entre as 8 e as 9 horas, uma missa de envio presidida por D. Virgílio Antunes. O regresso será a 2 de agosto. O Bispo de Coimbra também irá estar presente neste evento para proferir uma catequese.

O programa da Jornada Mundial da Juventude de 2016 tem em destaques as catequeses, a feira das vocações e Festival da Juventude, nos dias que precedem à chegada do Papa, no dia 28 de julho.

A Via Sacra terá lugar no dia 29 de julho, revelando o lado penitencial da jornada. A Cruz da JMJ será transportada em procissão pelas ruas de Cracóvia podendo os vários momentos de oração decorrer simultaneamente em vários pontos importantes da cidade.

O grande destaque vai para a vigília do dia 30 (sábado) que decorrerá no final do dia e na manhã do dia seguinte (domingo). O Santíssimo será exposto ao fim do dia de sábado diante do Papa e dos jovens peregrinos.

No dia 31 (domingo), terá lugar a missa de encerramento, na qual o Papa Francisco anunciará o local da próxima Jornada Mundial da Juventude.