- Hoje é

Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Visitas | Links | Busca

Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

Vigília Diocesana pela Vida Nascente
1 de Dezembro de 2018 - 21h00m, na Sé Nova (Coimbra)

Cartaz    -    Capa do convite    -    Convite     -       Fotos
Capa do Guião
      Guião    -     Partituras dos Cânticos

O Papa João Paulo II, em 1995, na Encíclica Evangelium Vitae, denunciava o crescente desrespeito pela vida humana e afirmava “é urgente uma grande oração pela vida que atravesse o mundo inteiro. Que do coração de cada crente se eleve uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida”.

Em 2010, o Papa Bento XVI, confirmou este apelo de João Paulo II e celebrou as primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Advento realizando uma grande vigília de oração pela vida do nascituro. Nesse ano, o Vaticano enviou uma carta convidando os bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem, nas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração, em união espiritual com o Santo Padre, de modo a fortalecer o testemunho dos católicos em favor de uma cultura da Vida e do Amor.

Pelo nono ano consecutivo, a diocese de Coimbra assinala o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros, correspondendo, assim, ao convite que o Papa Bento XVI formulou.

A vida nascente precisa de ser acarinhada e nós, cristãos, temos por missão estar na linha da frente, construindo uma nova civilização que respeite, acolha e ame cada Vida Humana como um dom de Deus.

A Vigília pela Vida Nascente vai realizar-se no dia 1 de Dezembro, pelas 21h, na Sé Nova, para a qual são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas, as crianças e os jovens.

Esta vigília tem várias facetas que a tornam uma proposta pastoral rica de possibilidades:

1.   assinala o início do Advento, tempo de graça que prepara o Natal do Senhor, e que será representado na coroa do Advento que cada família é convidada a ter na sua casa;

2.   bênção de todas as grávidas presentes, queremos convidá-las a participar, acolhê-las, rezar com elas, por elas e pelos seus filhos, pelo que importa contactar todas as grávidas e ajudá-las a ir até à Sé Nova;

3.   é oportunidade de ser solidário e partilhar: somos todos convidados a trazer bens úteis para ajudar as grávidas e mães apoiadas pela ADAV-Coimbra (leite para bebé, papas, boiões de fruta, fraldas para bébé, toalhetes, carrinhos de bébé...) que, após a vigília e ao longo do ano, podem continuar a ser entregues na sede desta instituição (na Rua Lourenço Almeida Azevedo n.º 27, r./c. 3000-250 COIMBRA);

4.   lança a nova evangelização a partir da nossa própria casa: todos somos convidados a trazer o Menino Jesus do nosso presépio (para recentrarmos o Natal no nascimento de Jesus) e o estandarte de Natal (para que no espaço público se volte a ver, cada vez mais, o rosto do Deus Menino) para serem abençoados.

Como a diocese é grande, sugerimos que nos vários arciprestados se promovam igualmente Vigílias locais, com a mesma intenção. E para ajudar estas comunidades, o SDPF disponibiliza um guião e um cartaz que podem ser descarregados aqui.

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2010
Capa do guião 2010