- Hoje é
 
 
   Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Documentos
Visitas | Links | Busca
 
 
Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!          
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Vigília Diocesana pela Vida Nascente
2 de Dezembro de 2017 - 21h00m, na Sé Nova (Coimbra)

Cartaz    -    Capa do convite    -    Convite     -       Fotos
Capa do Guião
      Guião    -     Partituras dos Cânticos


O Papa João Paulo II, em 1995, na Encíclica Evangelium Vitae, denunciava o crescente desrespeito pela vida humana e afirmava “é urgente uma grande oração pela vida que atravesse o mundo inteiro. Que do coração de cada crente se eleve uma súplica veemente a Deus, Criador e amante da vida”.

Em 2010, o Papa Bento XVI, confirmou este apelo de João Paulo II e celebrou as primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Advento realizando uma grande vigília de oração pela vida do nascituro. Nesse ano, o Vaticano enviou uma carta convidando os bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem, nas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração, em união espiritual com o Santo Padre, de modo a fortalecer o testemunho dos católicos em favor de uma cultura da Vida e do Amor.

Pelo oitavo ano consecutivo, a diocese de Coimbra assinala o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros, correspondendo, assim, ao convite que o Papa Bento XVI formulou.

A vida nascente precisa de ser acarinhada e nós, cristãos, temos por missão estar na linha da frente, construindo uma nova civilização que respeite, acolha e ame cada Vida Humana como um dom de Deus.

A Vigília pela Vida Nascente vai realizar-se no dia 2 de Dezembro, pelas 21h, na Sé Nova, para a qual são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas, as crianças e os jovens.

Esta vigília tem várias facetas que a tornam uma proposta pastoral rica de possibilidades:

1.   assinala o início do Advento, tempo de graça que prepara o Natal do Senhor, e que será representado na coroa do Advento que cada família é convidada a ter na sua casa;

2.   bênção de todas as grávidas presentes, queremos convidá-las a participar, acolhê-las, rezar com elas, por elas e pelos seus filhos, pelo que importa contactar todas as grávidas e ajudá-las a ir até à Sé Nova;

3.   é oportunidade de ser solidário e partilhar: somos todos convidados a trazer bens úteis para ajudar as grávidas e mães apoiadas pela ADAV-Coimbra (leite para bebé, papas, boiões de fruta, fraldas para bébé, toalhetes, carrinhos de bébé...) que, após a vigília e ao longo do ano, podem continuar a ser entregues na sede desta instituição (na Rua Lourenço Almeida Azevedo n.º 27, r./c. 3000-250 COIMBRA);

4.   lança a nova evangelização a partir da nossa própria casa: todos somos convidados a trazer o Menino Jesus do nosso presépio (para recentrarmos o Natal no nascimento de Jesus) e o estandarte de Natal (para que no espaço público se volte a ver, cada vez mais, o rosto do Deus Menino) para serem abençoados.

Como a diocese é grande, sugerimos que nos vários arciprestados se promovam igualmente Vigílias locais, com a mesma intenção. E para ajudar estas comunidades, o SDPF disponibiliza um guião e um cartaz que podem ser descarregados aqui.

 

 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2010  
Capa do guião 2010

 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2011
Capa do guião 2011
 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2012
Capa do guião 2012
 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2013
Capa do guião 2013
 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2014
Capa do guião 2014
 

Guião da Vigília pela Vida Nascente 2015
Capa do guião 2015
 
 
 

©Copyright - Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, 2004