Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Visitas | Links | Busca

Vigília Diocesana pela Vida Nascente
30 de Novembro de 2013 - 21h00m, na Sé Nova (Coimbra)

Cartaz    -    Capa do convite    -    Convite    -   Capa do Guião      Fotos

Pelo quarto ano consecutivo, a diocese vai assinalar o início do Tempo de Advento com uma vigília de oração pela vida dos nascituros, correspondendo, assim, ao convite que o Papa Bento XVI formulou, há 3 anos.

A vida nascente precisa de ser acarinhada e nós, cristãos, temos por missão estar na linha da frente, construindo uma nova civilização que respeite, acolha e ame cada Vida Humana como um dom de Deus.

A Vigília pela Vida Nascente vai realizar-se no próximo dia 30 de Novembro, pelas 21h, na Sé Nova, para a qual são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas e os jovens.

Esta vigília tem várias facetas:

1.   assinala o início do Advento, tempo de graça que prepara o Natal do Senhor, e que será representado na coroa do Advento que cada família é convidada a compor na sua casa;

2.   bênção de todas as grávidas presentes, pelo que importa convidar todas as grávidas e ajudá-las a ir até à Sé Nova;

3.   é oportunidade de partilha: somos todos convidados a trazer bens úteis para ajudar as grávidas e mães apoiadas pela ADAV-Coimbra (leite para bebé, papas, boiões de fruta, fraldas para bébé, toalhetes, carrinhos de bébé...);

4.   lança a nova evangelização a partir da nossa própria casa: todos somos convidados a trazer o Menino Jesus do nosso presépio (para recentrarmos o Natal no nascimento de Jesus) e o estandarte de Natal (para que no espaço público se volte a ver, cada vez mais, o rosto do Deus Menino) para serem abençoados.

Sabendo nós que a diocese é grande, foi sugerido que nas paróquias fora do arciprestado de Coimbra se promovam igualmente Vigílias locais, com a mesma intenção. E para ajudar estas comunidades, o SDPF disponibiliza um guião e um cartaz que segue em anexo (e que podem ser descarregado em aqui).