Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Visitas | Links | Busca

Vigília Diocesana pela Vida Nascente
26 de Novembro - 21h00m, na Sé Nova (Coimbra)

Cartaz    -     Convite    -    Capa do guião    -   Guião      Fotos

Em 2010 o Papa Bento XVI celebrou as Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento inseridas no âmbito de uma vigília pela vida do nascituro.

O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Canizares Llovera, e o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, enviaram, através dos núncios apostólicos, uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais convidando os bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem, nas suas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração, em união espiritual com o Santo Padre, para promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da Vida e do Amor

A nossa diocese não poderia ficar indiferente a este sinal vindo de Roma. A vida nascente precisa de ser acarinhada e nós, cristãos, temos por missão estar na linha da frente, construindo uma nova civilização que respeite, acolha e ame cada Vida humana como um dom de Deus.

Assim, o nosso Bispo, D. Virgílio, presidiu, no dia 26 de Novembro 2011, pelas 21h30m, na Sé Nova, à “Vigília pela Vida Nascente”, unindo-se espiritualmente ao Santo Padre. Nesta Vigília foram convocados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas e os jovens.

No decorrer da Vigília houve lugar à bênção das grávidas. Em atitude de partilha todos foram convidados a trazer bens úteis para ajudar as jovens mães apoiadas pela ADAV-Coimbra (leite para bébé, papas, boiões de fruta, fraldas, toalhetes,...)

Todos foram, também, convidados a trazer o Menino Jesus do seu presépio e o estandarte de Natal para serem abençoados.

Sabendo nós que a diocese é grande, foi sugerido que nas paróquias fora do arciprestado de Coimbra se promovam igualmente Vigílias locais, com a mesma intenção. E para ajudar estas comunidades, o SDPF disponibiliza um guião e um cartaz que segue em anexo (e que podem ser descarregado em aqui).