- Hoje é

Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Visitas | Links | Busca

Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

Um tudo por tudo pelos casais novos

Jorge Cotovio

É visível que a Igreja está a perder espaço e gente (“adeptos”). Se continuarmos a insistir nos mesmos métodos, continuaremos, certamente, a obter os mesmos resultados. Na esteira dos nossos Bispos, temos de enfrentar, com ousadia e criatividade, a mutação cultural que o nosso País atravessa, há anos.

Com a actual organização da Pastoral da Família diocesana, não temos meios humanos e logísticos para atingirmos todos os campos de acção. Deveria estar nos nossos horizontes a evangelização das famílias que andam afastadas da Igreja. Sabemos disso. Mas, por enquanto, é difícil lá chegar.

Com os pés bem assentes na terra, mas com a mente e o coração bem elevados, entendemos realizar neste ano pastoral um forte investimento nos casais novos que (ainda) nos procuram. Tudo isto, antes que os percamos…

Nestas circunstâncias, queremos apostar em três situações – acompanhamento dos casais logo após o matrimónio, quando vão pedir o Baptismo para os filhos e quando vão inscrevê-los na catequese – a primeira das quais acompanhada directamente pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Família (SDPF) e as outras da responsabilidade directa das paróquias.

É óbvio que este projecto vai desafiar-nos. Exigirá muito trabalho, muita organização, muita concertação, muita articulação de esforços, muita comunhão. Também muita ousadia e criatividade. E, sobretudo, muita Fé.

Que este ano de avaliação de um quinquénio que sempre valorizou a família, marque o início de novos rumos, novos entusiasmos, novos desafios. As famílias da diocese de Coimbra merecem (e exigem) este “super-esforço”.