- Hoje é
 
 
           Home | Quem somos | Actividades |Contactos
Destaques
Recursos | Documentos | Busca | Visitas | Links
 
 
Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!          
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

TEOLOGIA DO CORPO


A Teologia do Corpo é uma 
longa catequese dada pelo Papa João Paulo II nas audiências de quarta-feira entre 1979 e 1984 sobre a sexualidade, o amor humano e a família.

Esse aspecto histórico é importante, pois ao longo deste tempo ocorreram dois acontecimentos de grande relevância. O primeiro foi o Sínodo dos Bispos de 1980 que cuidou da missão da família cristã; o segundo foi a Exortação Apostólica Familiaris consortio, publicada em 1981 como fruto daquele Sínodo.

Nessa Exortação, publicada, pois, na época em que era proferida a presente catequese, o Papa sugere "uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar, que se inspire nos motivos da criação, da aliança, da cruz, da ressurreição e do sinal" (Familiaris consortio, 56c).

Nesta indicação do Santo Padre podemos encontrar luzes para construir uma espiritualidade que responda aos desafios enfrentados pela família às portas do Terceiro Milénio cristão. E essas luzes parecem brilhar com mais intensidade na presente catequese, na qual João Paulo II desenvolveu e aprofundou, justamente, os temas propostos, sobre uma base personalista.

São 129 catequeses, divididas em duas partes principais com uma síntese conclusiva:

  1. a primeira, com 86 catequeses, medita as Palavras de Cristo sobre a Redenção do Corpo;

  2. a segunda, com 42 catequeses, trata da Sacramentalidade do Matrimónio;

  3. depois, numa importante síntese conclusiva, o Papa termina o longo ciclo explicando alguns conceitos de modo a que o texto integral seja bem compreendido.

A primeira parte, é dividida em três capítulos, que se dedicam à análise de três textos-chaves do Evangelho.

  1. Temos, antes de tudo, o texto em que Cristo no colóquio com os fariseus faz apelo "ao princípio"  para revelar a unidade e indissolubilidade do matrimónio (cf. Mt.19,8; Mc.10,6-9).

  2. Depois, temos as palavras pronunciadas no Sermão da Montanha sobre a "concupiscência" como "adultério cometido no coração" (cf. Mt.5,28) em que Cristo faz apelo ao coração humano.

  3. Por fim, temos as palavras transmitidas por todos os sinópticos, em que Cristo faz apelo à ressurreição dos corpos no "outro mundo" (cf. Mt.22,30; Mc.12,25; Lc.20,35).

Vê-se, pois, que nesta primeira parte, foram desenvolvidos os temas da criação e da ressurreição à luz da redenção operada por Cristo na cruz.

A segunda parte, dedica-se à análise do sacramento do matrimónio com base na Epístola aos Efésios (Ef.5,22-33) e está organizada em três capítulos. As reflexões são conduzidas na consideração das duas dimensões essenciais deste sacramento e da lei da vida que deste decorre:

  1. a dimensão da aliança e da graça

  2. a dimensão do sinal

  3. a lei da vida como herança

O Papa, com os dois primeiros capítulos, completa o desenvolvimento dos temas por ele mesmo sugeridos para se construir uma autêntica e profunda espiritualidade conjugal e familiar. Embora esta catequese sobre O amor humano no plano divino não esgote completamente os temas sugeridos, não se pode deixar de considerá-la como valioso material de estudo e de formação.

A essas reflexões, o Papa junta no terceiro capítulo uma reflexão sobre a Encíclica Humanae vitae, respondendo, com base personalística e bíblica, às interrogações do homem de hoje. Segundo o Papa, a doutrina desta Encíclica está em relação orgânica quer com a sacramentalidade do matrimónio, quer com toda a riqueza bíblica da teologia do corpo, contida nas palavras-chaves de Cristo. Em certo sentido, o Papa afirma que  "se pode até dizer que todas as reflexões que tratam da 'redenção do corpo e da sacramentalidade do matrimónio', parecem constituir um amplo comentário à doutrina contida precisamente na Encíclica Humanae vitae" (O amor humano no plano divino, 127, 2).

Esperamos que este material, tão rico e profundo, possa ser útil a todos os que dele fizerem uso.

Os mesmos temas são retomados por João Paulo II, de forma sintética, na Carta Apostólica A Dignidade da Mulher escrita em 1988.

 

Catequeses do Papa João Paulo II
Proferidas entre 5 de Setembro de 1979 e 28 de Novembro de 1984
Bento XVI confirma a importância das catequeses de João Paulo II
Conferência do Pe Duarte da Cunha
sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II
Conferências em vídeo de Pe Duarte da Cunha (entre outros)
Teologia do Corpo para jovens (vídeos)
Conferências de Christopher West
sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II
Conferências em vídeo de Christopher West
Links úteis
Bibliografia

Links úteis

Catequeses do Papa João Paulo II (em português)

Associação Amor e Responsabilidade - para divulgação da Teologia do Corpo em Portugal a ACAR – Associação Cultural Amor e Responsabilidade – empreendeu a iniciativa de criar este site.

      Curso de Teologia do Corpo ao vivo
      TOB International Symposia - site com recursos dos simpósios   
     internacionais sobre a Teologia do Corpo

TOB resources - recursos sobre a Teologia do Corpo

TOB Institute (em inglês) - Site do Theology of the Body Institute, Instituto Norte-Americano dedicado ao ensino e formação de homens e mulheres para compreender, viver e promover a Teologia do Corpo

TheologyOfTheBody.net - Site especializado em TOB com artigos, eventos e publicações (em inglês)

TOBIA - Theology Of the Body International Alliance (Aliança Internacional de Teologia do Corpo - em inglês e espanhol)

Site de Christopher West, palestrante norte-americano dedicado exclusivamente à TOB, com excelentes materiais para formação e divulgação (em inglês)

Entrevista com Christopher West (em inglês)

 
 
Bibliografia
 

Teologia do Corpo: o Amor Humano no Plano Divino
Joao Paulo II,
Aletheia

Edição portuguesa do texto completo das catequeses do Papa João Paulo II.
 
A sexualidade segundo João Paulo II
Yves Semen, Principia

Durante os quatro primeiros anos do seu pontificado, João Paulo II consagrou as suas audiências gerais de quarta-feira ao mais desenvolvido ensinamento que um Papa alguma vez produziu sobre um único tema – a «teologia do corpo». A abordagem que então fez de aspectos como o corpo, a sexualidade e o casamento viria a revelar-se tão original quanto desconhecida, constituindo um ponto de viragem quer na teologia católica, quer na história do pensamento moderno.

Tendo em conta o facto de este ensinamento continuar a ser ignorado não só pelo grande público, mas também pelos casais cristãos e por uma grande parte dos sacerdotes e religiosos, o objectivo deste livro é facilitar e tornar acessível a todos a descoberta de um pensamento cuja riqueza afasta definitivamente da moral católica qualquer condenação ou desconfiança em relação à sexualidade humana.

Yves Semen, doutorado em Filosofia, é pai de sete filhos e director do instituto europeu de estudos antropológicos Philanthropos, em Friburgo, na Suíça. Lecciona na Faculté Libre de Philosophie (IPC) de Paris e trabalha como conferencista e formador em Ética Social em França e na Suíça.

 

Os homens e as mulheres são do Éden 
Mary Healy,
Diel

Este livro é um guia de estudo sobre a Teologia do Corpo de João Paulo II. Trata-se de uma abordagem muito simples e clara, destinada a ser usada por grupos que pretendem uma iniciação à visão antropológica de João Paulo II sobre o amor humano.

É útil tanto para grupos de preparação para o matrimónio, grupos de namorados ou de casais, como também para pais, educadores e catequistas que têm como responsabilidade a educação dos mais novos.

O formato de livro de exercícios, com várias referências aos textos originais de João Paulo II e à Sagrada Escritura ajuda o leitor a enquadrar o seu estudo. por outro lado, o facto de cada capítulo ter uma secção de perguntas é uma verdadeira provocação a cada um de nós para confrontar o texto com a sua própria experiência de vida e com a sua liberdade. 

 

Homem e mulher - o caso decisivo do amor 
Cardeal Angelo Scola,
Principia

Partindo das origens do sentimento amoroso e das suas raízes católicas, o autor disserta, neste livro de cariz essencialmente teológico, sobre a essência deste sentimento e a importância que nele assumem a partilha, a aceitação das diferenças entre os sexos e a inerente procriação, salientando permanentemente a complementaridade entre o Homem e a Mulher.

 

Teologia do Corpo para principiantes 
Christopher West,
Paulinas

Introdução à Teologia do Corpo.
 
 
©Copyright - Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, 2004