- Hoje é
 
 
   Home | Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos
Documentos
Visitas | Links | Busca
 
 
Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!          
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Defender a vida aproxima de Deus

Zenit, 18/12/2008


Durante uma intervenção no encontro dos movimentos europeus pela vida e pela família, reunidos em Estrasburgo, o cardeal Antonelli, presidente do Conselho Pontifício para a Família desde Junho passado, alentou os voluntários do povo da vida a que seu trabalho a favor da humanidade os aproxime sempre mais de Deus. 

Referindo-se ao prémio europeu pela vida 'Madre Teresa de Calcutá', que será entregue a título póstumo ao Professor Jérôme Lejeune, o antigo arcebispo de Florença afirmou: «prossegui a obra da Madre Teresa de Calcutá e de Jérôme Lejeune, continuai com a mesma visão do homem». 

«Permanecei felizes e orgulhosos – disse o cardeal Antonelli – por serdes os continuadores de pessoas tão grandes e segui os seus ensinamentos», porque «a causa da vida é a causa do homem, a causa da Igreja e a causa da recta razão». 

«Uma razão que adere, busca e está pronta a servir – observou – é uma razão que reconhece mais cedo ou mais tarde o direito à vida.»

O presidente do Conselho Pontifício para a Família alentou os voluntários a serem «conscientes de que vão com valentia contra a cultura e a mentalidade dominantes». 

Como o professor Lejeune, a quem João Paulo II indicou como «sinal de contradição porque para defender o direito à vida teve de perder o prémio Nobel», também vós «comprometei-vos com valor, porque não é fácil a batalha em defesa da vida hoje». 

«Mas deveis estar contentes – agregou –, porque é a causa do homem e a causa de Deus, e Deus está convosco, e isso deve dar-vos força e consolo, mesmo nos momentos mais difíceis.»

Falando do próximo Parlamento Europeu, o cardeal Antonelli destacou: «vós dais uma contribuição importante para que a Europa permaneça fiel à civilização da pessoa. Trabalhai para que a Europa tenha um futuro apesar da crise demográfica e desse fenómeno que o pontífice chamou de ‘emergência educativa’». 

O presidente do dicastério vaticano recordou que em Janeiro, na Cidade do México, será realizado o Encontro Mundial das Famílias, e um dos objectivos que emergem no âmbito civil é o de «associar-se para defender os direitos da família; por isso os movimentos a favor da vida e o Conselho Pontifício para a Família são naturalmente aliados». 

«Trabalhemos juntos para fazer a mesma barca navegar – exortou o cardeal Antonelli –, a barca da recta razão. É a barca do homem e da família e, por este motivo, é a barca de Deus. Obrigado e prossegui adiante, com valentia, com alegria.»

 

 

 

 

©Copyright - Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, 2004