- Hoje é

Home | Quem somos | actividades | Contactos
Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

Bênção das crianças na Sé Nova

Sé Nova - Coimbra: 2/2/2014 - 11h

Ver fotos

No passado domingo, Festa da Apresentação do Menino no Templo, foram muitas as comunidades que promoveram a cerimónia da bênção das crianças. Também na Sé Nova, e por iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família (SDPF), com a colaboração da paróquia, se realizou esta cerimónia no decorrer da missa das 11 horas, repleta de fiéis.

Na altura devida, o Cónego Sertório Martins, pároco da Sé e assistente do SDPF, chamou ao altar as cerca de duzentas crianças presentes, acompanhadas pelos pais, muitas delas batizadas naquela igreja nos últimos anos.

Com o altar apinhado de famílias, o Cónego Sertório fez um forte apelo aos pais para cuidarem dos filhos com ternura e firmeza, transmitindo-lhes as verdades da fé através do testemunho de vida. E sobretudo para os casais da paróquia, lançou o desafio de se voltarem a reunir proximamente, para se reorganizar a pastoral familiar da comunidade local.

Depois, em coro, implorou-se a bênção do Senhor para os bebés e crianças apresentados pelos seus pais, entregando-os a proteção maternal de Maria.

E os pais, em uníssono, disseram que estavam disponíveis a assumir o compromisso de serem para os filhos os principais educadores da Fé, suplicando ao bom Deus que fortalecesse o  amor que os une, para melhor poderem ajudar os seus filhos.

A cerimónia da bênção das crianças assume-se como mais uma excelente oportunidade para valorizarmos a instituição familiar e os filhos (que tanta falta fazem ao nosso país) e para trazermos às nossas igrejas casais e famílias que muitas vezes se quedam pela periferia da fé.