Home | Quem somos | actividades | Contactos
Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

INSTITUTO SECULAR das COOPERADORAS da FAMÍLIA

Fundador:

Joaquim Alves Brás (Sacerdote Diocesano). Nasceu em Casegas, a 20 de Março de 1899. Foi ordenado Presbítero em 19 de Março de 1925, na Diocese da Guarda. Foi Pároco de 1925 a 1930. Director Espiritual do Seminário da sua Diocese de 1930 a 1943. Apóstolo da Juventude trabalhadora e particularmente sensível aos mais pobres e marginalizados, fundou a Obra de Santa Zita em 1932 e o Jornal «Voz das Criadas», hoje «Bem-Fazer». Apóstolo da Família, que vê como causa e solução dos dramas humanos e sociais, fundou o Instituto Secular das Cooperadoras da Família em 1933 e em 1962 o Movimento por um Lar Cristão e o Jornal da Família. Em 1958 recebe do Papa Pio XII o título de Monsenhor e em 1962 do Papa João XXIII, o de Prelado Doméstico. Morreu a 13 de Março de 1966, vitima de um acidente rodoviário. Está a decorrer em Roma o seu processo de beatificação.

Lugar e data da fundação:
O Instituto foi fundado na Guarda no Domingo de Pentecostes de 1933, Ano Santo da Redenção, e foi erecto canonicamente em Instituto, de Direito Diocesano em 19 de Março de 1961 e de Direito Pontifício no dia 1 de Janeiro de 2000.
Carisma:
Ser na terra, nos ambientes em que cada cooperadora vive e actua, mediante a vivência dos conselhos evangélicos à semelhança da Sagrada Família de Nazaré o reflexo de Deus, revelado como um Deus Trino, um Deus relacional, um Deus comunhão, um Deus família. Lema: «Mãos no trabalho coração em Deus», significa a unidade que a Cooperadora da Família deve estabelecer entre a contemplação e a acção, de modo a transformar todas as coisas, pelo influxo do Espírito Santo, para as consagrar e oferecer, por Cristo, ao Pai.
Missão específica:
Contribuir pela sua oração, vida e acção para fazer de cada família um Santuário de vida e de amor - Igreja doméstica. Neste contexto a sua actividade específica consiste em: promover o bem espiritual e material das famílias, nomeadamente as mais carenciadas; descobrir e animar especialmente nas famílias vocações de consagração e estimular ao apostolado familiar; colaborar com o Clero nas actividades pastorais e apostólicas directamente relacionadas com a família; reparar e expiar os danos morais e espirituais causados pelos desequilíbrios da humanidade, particularmente das famílias e dos Consagrados.
Presença em Coimbra:

Instituto Secular das Cooperadoras da Família
Rua Gil Vicente, n.º2
3000 – 202 Coimbra

Email: Iscfcoimbra@sapo.pt

RETIRO PARA CASAIS:

Pela Quaresma, é habitual o Secretariado Diocesano da Família promover um retiro para os casais mais envolvidos na pastoral familiar.

Será (mais) uma oportunidade para os casais cristãos de toda a diocese se prepararem convenientemente para a Páscoa e para os desafios da vida societária e da vida eclesial.

Depois de Chão de Couce, Praia de Mira e Arganil, este ano será Coimbra o local contemplado (Casa de Santa Zita, nos Olivais) associando-se ao Movimento por um Lar Cristão (MLC).

O retiro, orientado por D. Augusto César, inicia-se às 9H30 do dia 3 de Março e termina às 17h com a Eucaristia.

Quem desejar levar crianças pode fazê-lo pois haverá pessoas para as acolher e ocupar.

As inscrições deverão ser enviadas até ao dia 25 de Fevereiro para Instituto das Cooperadoras da Família, Rua Gil Vicente, 2,  3000-202 Coimbra, ou feitas através do telefone 239 708 132, ou ainda do mail iscfcoimbra@sapo.pt.

Documento com informação sobre o ISCF:
Instituto Secular das Cooperadoras da Família.pdf