Quem somos | Actividades | Contactos | Destaques | Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

Secretariado Diocesano
da Pastoral da Família

Diocese de Coimbra

Dar esperança!

Mensagem do Eng. Jorge Cotovio, Coordenador do SDPF

Vivemos tempos difíceis. A família, como célula base da sociedade, é imediatamente afectada por esta crise generalizada e que promete perdurar. Neste contexto, exige-se um novo paradigma, uma nova forma de estar e de nos relacionarmos. As pressões externas para a eficiência e produtividade, se positivas, originam por outro lado desemprego, trabalho precário, mudanças abruptas nos comportamentos laborais, piores remunerações e menos apoios sociais. Como consequência, vamos ter mais famílias em grande dificuldade, mais depressões, mais conflitos conjugais/intergeracionais, mais divórcios, mais desespero. Vamos ter mais crianças tristes, mais jovens sem sentido. Para piorar as coisas, muitos dos casais que trabalham na pastoral da família (e noutras pastorais) também serão, certamente, atingidos por esta onda assoladora.

No meio deste ambiente desfavorável, urge ser profeta da esperança. A Boa Nova do Evangelho dirige-se especialmente para os corações perpassados por espinhos. Uma vida de fé ajudará os casais, as famílias, a superarem as dificuldades. A oração, a direcção espiritual, o convívio com outros casais, o auxílio a pessoas ainda com maiores dificuldades, ajudam a suavizar a dor e a ver com mais optimismo as coisas e a vida.

As nossas comunidades, as nossas pastorais têm de contar com este cenário profundamente desconcertante. Muitas das situações serão sofridas sem sinais exteriores. Quando elas se extremam já não se vai a tempo de impedir a ruptura. Há, pois, que estar atentos, sobretudo aos casais mais novos. Há que acudir situações dramáticas com a acção sócio-caritativa. Há que transmitir palavras de esperança, ajudar a sair de becos sem aparente saída. Os sacerdotes devem disponibilizar-se mais para a direcção espiritual, ouvindo e aconselhando (e perdoando), em nome de Deus. É uma tarefa sublime e insubstituível, que lhes compete sobremaneira e que devem colocar em primeiríssimo lugar nas suas rotinas.

Um mundo esgotado pelo sensualismo, pelo consumismo, pelo materialismo, só se recuperará com gigantescas doses de esperança, radicadas na Boa Notícia do Evangelho, nas Bem-aventuranças. E estas doses têm de ser administradas pelas nossas mãos…

Que este programa de actividades diocesano para o ano pastoral 2012/13, e estas palavras, possam ser galvanizadoras de pastorais familiares vividas com muita esperança nas nossas comunidades.

Jorge Cotovio