Home | Quem somos | actividades | Contactos
Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

"Faz o que Deus espera de ti!"

Dia da Diocese de Coimbra
06/06/2004

“Um sucesso” – foi como Lisa Ferreira, do Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese de Coimbra, descreveu o Encontro diocesano de Jovens, realizado em Cernache, no dia 6 de Junho de 2004. Alguns milhares de jovens aderiram à proposta do secretariado “Faz o que Deus espera de ti!” e vieram participar activa e alegremente no encontro.

Um dia preenchido com várias actividades – reflexão, catequese, convívio e oração – que serviram “para motivar a juventude a aderir às propostas da Igreja” – disse Lisa Ferreira. No espaço havia dois palcos, entregues às regiões pastorais que os animaram, e stands de diversos movimentos e associações para “mostrar a riqueza que a diocese tem ao nível juvenil.” – referiu.

Esta actividade teve um “impacto superior” à dos anos anteriores” porque “o ano pastoral desta diocese foi dedicado à pastoral juvenil”. Um espaço propício para as várias iniciativas onde “não faltava um circuito de oração”. Um local de “recolhimento” na mata em contraste com os “espaços mais abertos” onde decorriam as reflexões e as actividades lúdicas.

“Põe-te a mexer” foi o mote do ano do Secretariado da Pastoral Juvenil e os jovens movimentaram-se nesta iniciativa. “Colocar os jovens dentro da igreja de uma forma activa” – referiu Lisa Ferreira. E acentua: “temos esperança nos jovens de Coimbra”.

A esperança existe pois as ofertas “são muitas e boas” e urge que "os jovens conheçam o que a Igreja tem para oferecer em termos de juventude”. Como forma de promover as várias propostas, o bispo de diocesano, D. Albino Mamede Cleto, esteve todo o dia entre os jovens. “Foi jovem com os jovens” – disse este elemento do Secretariado da Pastoral Juvenil. No diálogo com a juventude da diocese do Mondego, “o nosso bispo pediu-nos para estarmos presentes na missão da Igreja”.