- Hoje é

Home | Quem somos
Contactos | Destaques | Recursos  | Documentos | Visitas | Links | Busca

Deus é Amor!          Aquele que ama conhece a Deus!               Aquele que ama permanece em Deus!
 :: O dom da Vida
 :: Namoro
 :: Preparar o casamento: CPM
 :: Celebrar o matrimónio
 :: Crescer em família
 :: Rezar em família
 :: Catequese em família
 :: A educação dos filhos
 :: Aconselhamento Familiar
 :: Planeamento familiar natural
 :: Como posso ajudar?
 :: Movimentos Pastoral Familiar
 :: Boletins Informativos

CURSO de PLANEAMENTO FAMILIAR NATURAL
26 de Fevereiro e 26 de Março de 2011 - 14h30 às 19h
Paróquia de Arganil

A Associação Família e Sociedade vai promover em Arganil, com a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e do Arciprestado de Arganil, um curso de Métodos Naturais de Planeamento Familiar dirigido a casais, noivos e profissionais de saúde.

O curso decorrerá na Paróquia de Arganil, nos dias 26 de Fevereiro e 26 de Março, entre as 14h30 e as 19h.

Os Métodos Naturais de auto-observação têm um rigoroso fundamento científico e apresentam, do ponto de vista prático, eficácia comparável à dos métodos artificiais.

Os métodos naturais são escolhidos por um número crescente de casais pela qualidade que trazem à vida do casal: saúde integral do corpo e da relação. A vantagem do planeamento familiar natural vai muito além dos números e das percentagens de eficácia pois contribui para melhorar a qualidade da relação do casal.

O planeamento natural da família promove o conhecimento da fertilidade e da natureza feminina, de maneira a que os próprios esposos possam agir, seja para conseguir engravidar seja para evitar a gravidez, de forma fácil e segura. Pelo facto de ajudar os esposos a permanecer numa atitude de acolhimento à nova vida que podem gerar, esta alternativa promove o amor entre o casal e para com os seus filhos.

Os métodos naturais de planeamento familiar podem ser utilizados por qualquer mulher que o deseje, que  prefira o natural ao artificial, que não queira introduzir objectos ou produtos estranhos no seu organismo, que tenha qualquer tipo de problemas com sua fertilidade e, em geral, por todos quantos acreditam que o planeamento familiar não é uma responsabilidade exclusiva da mulher.

Os métodos naturais podem ser utilizados em qualquer momento, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa, por serem aplicáveis a todas as fases da vida reprodutiva da mulher, quer esta tenha ciclos regulares ou ciclos irregulares, esteja amamentado o seu filho, esteja no período de pré-menopausa ou em qualquer outra situação.

Os interessados em participar no curso podem inscrever-se junto do secretariado do pároco de Arganil.