Home | Quem somos

CURSO de PLANEAMENTO FAMILIAR NATURAL
5 e 12 de Março de 2005 - 14h30 às 19h
Casa das Cooperadoras da Família - Coimbra

A Associação Família e Sociedade promoveu em Coimbra, com a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, um curso de Métodos Naturais de Planeamento Familiar dirigido a casais, noivos e profissionais de saúde.

O curso decorrereu na Casa das Cooperadoras da Família, em Coimbra, nos dias 5 e 12 de Março entre as 14h30 e as 19h.

Os Métodos Naturais de auto-observação têm um rigoroso fundamento científico e apresentam, do ponto de vista prático, eficácia comparável à dos métodos artificiais.

Os métodos naturais são escolhidos por um número crescente de casais pela qualidade que trazem para a vida do casal. A saúde é um forte argumento: saúde integral do corpo e da relação. A eficácia do planeamento familiar adequado vai muito além dos números e das percentagens.

O planeamento natural da família promove o conhecimento da fertilidade e da natureza feminina, de maneira a que os próprios esposos possam agir, seja para conseguir seja para evitar a gravidez, de forma fácil e segura. Pelo facto de ajudar os esposos a permanecer numa atitude de acolhimento à nova vida que podem gerar, esta alternativa promove o amor entre o casal e para com os seus filhos.

Os métodos naturais de planeamento familiar podem ser utilizados por qualquer mulher que o deseje, que  prefira o natural ao artificial, que não queira introduzir objectos ou produtos estranhos no seu organismo, que tenha qualquer tipo de problemas com sua fertilidade e, em geral, por todos quantos acreditam que o planeamento familiar não é uma responsabilidade exclusiva da mulher.

Os métodos naturais podem ser utilizados em qualquer momento, desde a menarca (primeira menstruação) até a menopausa, por serem aplicáveis a todas as fases da vida reprodutiva da mulher, quer esta tenha ciclos regulares ou ciclos irregulares, esteja amamentado o seu filho, esteja no período de pré-menopausa ou em qualquer outra situação.

Os interessados em participar em cursos deste género podem informar-se para o secretariado da Associação Família e Sociedade pelo telefone 213138350 (entre as 9h e as 13h) ou para o seguinte email:
familiasociedade@mail.telepac.pt