São Teotónio - Padroeiro secundário da Diocese de Coimbra

São Teotónio, o primeiro santo português

“D. Teotónio não era um relator esquecido da palavra de Deus. Acudia aos pobres, visitava os doentes, oferecia hospitalidade, apaziguava-os com carícias, regozijava-se com os felizes, chorava com os infelizes.” (Vita Sancti Theotonii)

A prática cuidada das obras de misericórdia faz de São Teotónio o homem que marca no seu tempo a vida da Cidade de Coimbra e do Reino. O biógrafo, seu discípulo, realça os traços de um percurso de busca do Evangelho, em toda a autenticidade, procurando inspiração nos lugares santos, onde se extasiava com os acontecimentos da vida de Cristo.

Nascido em Tardinhade, freguesia de Ganfei, concelho de Valença, provavelmente em 1082, bem cedo veio para Coimbra, acompanhando o bispo D. Crescónio, seu tio. Frequentou a escola da Catedral, onde teve como perceptor o arcediago D. Telo.

Passou por Viseu, onde exerceu funções de Prior do Cabido, funções a que renunciou para ir em peregrinação à Terra Santa, onde voltou uma segunda vez. Mais tarde, foi convidado por D. Telo e D. João Peculiar, futuro arcebispo de Braga, a integrar o grupo fundador do Mosteiro de Santa Cruz, de que foi o primeiro Prior, eleito em 24 de fevereiro de 1132. Em 1152, renunciou também a este cargo, continuando a viver no mosteiro até à sua morte, a 18 de fevereiro de 1162. No ano seguinte, foi canonizado em cerimónia solene a que presidiu o arcebispo D. João Peculiar, após a aprovação do Papa Alexandre III; tornou-se assim o primeiro santo português.

Segundo as crónicas, foi amigo e conselheiro de D. Afonso Henriques e conheceu muito de perto a rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso. Levou uma vida irrepreensível de santidade e de entrega aos irmãos, a quem prestava auxilio.

São Teotónio é padroeiro secundário da Diocese de Coimbra.

A história do cristianismo está recheada de sinais da presença amorosa de Deus junto dos necessitados, incarnada em gestos conscientemente assumidos pelos discípulos de Jesus, apesar das dificuldades e incompreensões várias. Coimbra, a Diocese, a humanidade, carecem de palavras de esperança e de gestos libertadores que tornem o mundo melhor… mais santo.

São Teotónio, modelo de santidade, rogai por nós.

Pe. Manuel Carvalheiro