Faleceu o Pe Acílio da Cruz Fernandes

Nota de Falecimento do
Rev.do Padre ACÍLIO DA CRUZ FERNANDES

O Padre Acílio, nasceu em Mira a 8 de março de 1932, filho de João da Cruz Fernandes e de Rosa Augusta Domingues.

Entrou no Seminário Menor da Figueira da Foz a 9 de outubro de 1945, sendo sido ordenado Presbítero (com mais 15 colegas) a 15 de agosto de 1957 por Dom Ernesto Sena de Oliveira, na Sé Nova de Coimbra.

A 27 de setembro desse mesmo ano de 1957 foi para a Casa do Gaiato de Setúbal, onde viveu toda a sua vida sacerdotal, como Diretor até 2020 e responsável do Património dos Pobres até ao seu falecimento.

De 2001 a 2006 esteve como responsável da Casa do Gaiato de Paços de Sousa.

Nestes 67 anos de sacerdócio foi também, durante algum tempo, pároco da Marateca, tendo sido aí o impulsionador da construção da igreja de Águas de Moura. Foi também assistente dos Vicentinos da diocese de Setúbal.

Tudo leva a crer que o Padre Acílio se deslocava à sua terra natal quando sofreu uma queda num estabelecimento, tendo em consequência disso sido internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde veio a falecer no dia 13 de setembro.

O seu funeral realizou-se no passado domingo, dia 15 de setembro na Igreja Catedral de Setúbal (igreja de Santa Maria), tendo presidido à Missa Exequial o Rev.do Padre José João Lobato, Vigário-Geral Emérito de Setúbal. Concelebraram 20 sacerdotes, entre os quais os que servem a Obra da Rua, o Vigário-Geral de Setúbal e o Vigário-Geral de Coimbra. Este esteve em representação do Senhor Bispo de Coimbra e do Presbitério Diocesano de Coimbra. Ficou sepultado no cemitério da Senhora da Piedade (cemitério velho) em Setúbal.

Como lembra uma mensagem da Direção da Obra da Rua, o Padre Acílio “foi sempre um apaixonado pela missão que a Igreja lhe confiou, como membro de Cristo sacerdote, profeta e rei, vivida intensamente porque consciente dessa tríplice missão que enchia a sua vida…Pela palavra e sacrifício eucarístico apresentava a Deus as necessidades dos pobres na suas variadas situações, não se cansando de, perante os homens, denunciar as injustiças que caem sobre eles e de os amparar na suas obras”.

Rezamos pelo seu eterno descanso junto do Senhor da Vida e, como presbitério, unimo-nos aos seus mais próximos, a sua família, a Obra da Rua e todos os Gaiatos.

Coimbra, 16 de setembro de 2024.
O Vigário-Geral
Pe Manuel António Pereira Ferrão

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster