Faleceu o Monsenhor João Evangelista Ribeiro Jorge

Monsenhor Dr. João Evangelista Ribeiro Jorge

Nasceu no Seixo de Mira a 15 de Fevereiro de 1924; entrou para o Seminário diocesano a 1 de outubro de 1935; ordenado de Diácono em novembro de 1946 e presbítero a 29 de dezembro de 1946 na igreja do Seminário Maior por D. António Antunes.

Na diocese de Coimbra exerceu com muito brilho e fé as mais diversas funções que o seu prelado lhe destinou conforme as exigências da mesma.

Foi capelão Refugio da Rainha Santa, do Carmelo de Santa Teresa, do Tribunal Central de Menores;

Assistente da MONAC, UCIDT, PRODAC, LOC, LOCF e ACEGE

Licenciado em Sociologia pela Gregoriana de Roma, em 1957, foi Professor de Sociologia no Seminário Maior de Coimbra e de «Ética empresarial», na Universidade Católica de Lisboa

Confessor e diretor espiritual no Seminário Maior, acompanhou a juventude na sua formação na cidade universitária de Coimbra

Nomeado Monsenhor em 1967, pelo Papa Paulo VI.

Nomeado Pároco da Sé Velha de Coimbra a 15 junho de 1975 até setembro de 2016. Aí fundou o «Centro Social Paroquial» e desenvolveu uma tarefa apostólica assinalável.

Faleceu a 12 de dezembro de 2017 no Centro Social Paroquial de Seixo de Mira. O funeral realizar-se-á amanhã (13 de Dezembro), na igreja de Seixo de Mira, pelas 15 horas, presidirá o Senhor D. Virgílio Bispo de Coimbra.

Coimbra, 12 dezembro 2017