Faleceu o Cónego Alfredo Dionísio

Partiu para o Pai na madrugada deste domingo, o V da Quaresma, dia 26 de março de 2023, o Rev.do Senhor Cónego Dr. Alfredo Ferreira Dionísio.

Nasceu a 24 de novembro de 1933, na freguesia de Almalaguês, concelho de Coimbra. Filho de Augusto Dionísio e Maria Madalena Ferreira. Entrou para o Seminário Menor da Figueira da Foz em outubro de 1944 e, terminado o curso de teologia no Seminário Maior, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1955, na Sé Nova de Coimbra por Dom Ernesto Sena de Oliveira.

O seu Ministério sacerdotal até vir residir para o Lar de São José (antiga Casa do Clero) em 2018, foi exercido nos seguintes Cargos:

• - 1956 – Coadjutor de Lavos
  • - 1957 – Pároco da Pampilhosa
  • - 1958 – Pároco do Botão
  • - 1965 – Arcipreste interino da Mealhada
  • - 1972 – Pároco da Sé Velha de Coimbra
  • - 1973 – Arcipreste de Coimbra Urbana
  • - 1975 – Pároco de Cantanhede
  • - 1988 – Pároco de Torres do Mondego

Entretanto, foi também membro do Conselho Presbiteral, Assistente Diocesano da LEC Feminina, professor de Religião e Moral na Escola Industrial Avelar Brotero e na Escola do Magistério Primário de Coimbra, Diretor Espiritual dos Cursilhos de Cristandade, do Colégio de São Teotónio e do Colégio Rainha Santa, assim como Diretor do Secretariado Diocesano dos Professores de Religião e Moral Católica.

Em 1986 frequentou a Pontifícia Universidade de Salamanca onde se licenciou em Direito Canónico.  Em 1998 é nomeado Vigário Judicial da Diocese de Coimbra.

Em 1999 é nomeado Cónego Capitular da Sé de Coimbra e em 2009 Cónego Penitenciário.

O amor à Igreja manifestado para com os seus superiores, colegas e paroquianos, foi uma constante deste pastor enquanto a sua saúde o permitiu.

O seu funeral está marcado para esta segunda-feira, dia 27 de março, pelas 10h30 na igreja paroquial de Almalaguês sob a presidência do Senhor Bispo, Dom Virgílio do Nascimento Antunes.

Na fraterna comunhão presbiteral, o clero diocesano de Coimbra sente-se unido espiritualmente com a família do Senhor Cónego Alfredo e seus amigos, elevando a sua oração de ação de graças pela vida e ministério deste Sacerdote, Servo bom e fiel, Ministro do Evangelho.

“Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim não morrerá para sempre. Acreditas nisto?” Disse-lhe Marta: “Acredito Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”.

Paz à sua alma!

Coimbra, 26 de março de 2023