Encontros Arciprestais de Jovens :: 23 e 24 Outubro

No passado fim de semana, 23 e 24 de Outubro, realizaram-se os primeiros encontros Arciprestais organizados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra (SDPJ Coimbra) em colaboração com o D. Virgílio.

"És o próximo? Talitha Kum" foi o tema destes encontros que têm como objetivo acolher e implementar a exortação do Cristo Vive, chamar os jovens a prepararem-se para a Jornada Mundial da Juventude 2023 e consultar os jovens e a sua visão da igreja de forma a elaborar o Plano Pastoral Diocesano para 2021-2024.

Convocados pelo Sr. Bispo e devidamente comunicados aos arciprestes, párocos e animadores dos grupos de jovens, as atividades decorrem em cada arciprestado. Os primeiros momentos tiveram lugar nos arciprestados do Alto Mondego e Chão de Couce.

O João Antunes, residente na paróquia de Figueira de Lorvão (Arciprestado Alto Mondego), refere que os encontros e a apresentação do questionário para os jovens são ferramentas essenciais para perceber a realidade das paróquias e incentivar os jovens na procura do seu papel na Igreja. A Selina Mendes foi desafiada pela sua coordenadora e pároco da respetiva paróquia, Alvaiázere (Arciprestado Chão de Couce) a participar no encontro. No final da atividade revelou-se entusiasmada a seguir caminho e menciona que a proposta lançada por D. Virgílio é enriquecedora e uma oportunidade para todos os jovens da nossa diocese.

A equipa do SDPJ Coimbra e o D. Virgílio agradecem a receção e a participação dos arciprestes e todo o auxílio dos respetivos párocos.

"És o próximo? Levanta-te e anda"

SDPJ Coimbra