Incêndios de Outubro de 2017

INCÊNDIOS DE OUTUBRO DE 2017

NOTA DO BISPO DE COIMBRA SOBRE O AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS

Diante do sofrimento de tantas pessoas, que se viram enredadas pelo fogo e pelo medo nos incêndios de Outubro, não podemos ficar insensíveis. Ao vermos o panorama desolador de casas e empresas destruídas, de florestas queimadas, de rostos sem alegria e de homens e mulheres sem emprego e que lutam por manter a esperança, sentimos o apelo interior à solidariedade e à partilha do que somos e do que temos.

A caridade é o coração do Evangelho e tem de ser também o coração da Igreja, de cada uma das suas comunidades e de cada um dos seus membros. Sem ela seria vã e falsa a nossa fé, como nos sugere a Epístola de Tiago: “Se um irmão ou uma irmã não tiver que vestir e lhes faltar o alimento de cada dia... de que lhes servem as vossas palavras?” (Tg 2, 15).

Muitos irmãos e irmãs não têm casa, nem roupa, nem alimento, nem alegria... e nós podemos e queremos ajudá-los. A nossa Diocese de Coimbra, tão duramente atingida pelas sucessivas vagas de incêndios, que dar mais um sinal de que a caridade está no seu coração e se exprime nas suas obras.

Nesse sentido, informo o seguinte:

- o ofertório de todas as celebrações dominicais de 5 de Novembro, realizadas na Diocese de Coimbra, destina-se na sua totalidade a auxiliar as vítimas dos incêndios e deve ser entregue na Cúria Diocesana com a maior brevidade;
- a Caritas Diocesana de Coimbra assume em nome da Diocese a missão de prestar todo o auxílio possível às populações, de acordo com as necessidades identificadas pelas autarquias, com as quais está em contacto;
- outros donativos serão entregues na conta da Caritas que centraliza os apoios para as vítimas dos incêndios/2017: IBAN PT50 0018 0003 44379659020 66.

Grato pelo bom acolhimento desta iniciativa, peço que continuemos unidos na oração que fazemos uns pelos outros e, especialmente, pelos que mais precisam de consolação e de esperança.

Coimbra, 20 de Outubro de 2017