1246-1247 - D. Domingos ou Mestre Domingos

O presente apontamento sobre os Bispos da Diocese de Coimbra segue, no geral, o estudo efectuado, e publicado em 1985, pelo cónego Dr. António Brito Cardoso, estudioso e dedicado arquivista e historiador da Diocese e do Seminário de Coimbra. Enumerando cronologicamente os prelados de Coimbra, pelo estudo dos Catálogos de Pius Bonifácius Gams.

D. Domingos ou Mestre Domingos (1246-1247) - Na morte de D. Tibúrcio, os Cónegos reuniram-se em Montemor-o-Velho e elegeram para Bispo de Coimbra Mestre Domingos, sacerdote de grande ilustração. Em 1247 foi fundado o convento franciscano entre pontes, que em 1602, devido ao assoreamento do rio, foi transferido para o monte da Esperança. Nove meses depois de ter sido eleito, faleceu em 1247 sem que fizesse a sua entrada na Catedral e cidade de Coimbra.