Bula do Papa Bento XVII de nomeação de Dom Virgílio Antunes Bispo de Coimbra

BENTO, BISPO
Servo dos servos de Deus

Ao nosso dilecto filho, Virgílio do Nascimento Antunes, até agora Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Leiria-Fátima, Bispo eleito da Diocese Conimbricense, saúde e Bênção Apostólica. O governo pastoral de toda a Igreja de Deus, peregrina na Terra, foi concedido ao Bem-aventurado Pedro, guarda das chaves do Céu, e aos seus Sucessores. Pelo que eles devem, segundo as exigências do assunto e do momento, constituir Pastores no Episcopado. Nós, portanto, seguindo os passos dos nossos predecessores, dirigimos com benevolência o nosso espírito para a Igreja Conimbricense, vaga pela renúncia do nosso Venerável Irmão Albino Mamede Cleto, seu último Bispo. Tu, entretanto, dilecto filho, com fundamento és considerado provido de virtudes e dotes naturais com que poderás desempenhar este importante múnus. Por isso, ouvida a opinião da Congregação dos Bispos, pela Nossa Autoridade Apostólica, com esta Carta, nomeamos-te Bispo da Igreja Conimbricense, segundo as normas do direito comum. Concedemos, pois, que possas receber a ordenação episcopal fora da cidade de Roma, das mãos de um Bispo fiel, segundo as normas litúrgicas. Mas antes deverás fazer a profissão de fé católica e proferir o juramento de fidelidade a Nós e aos Nossos sucessores.

Terás também o cuidado de dar conhecimento desta Nossa Carta ao clero e ao povo dessa comunidade eclesial, que exortamos a aderirem com amor filial aos teus ensinamentos e orientações.

Além disso, dilecto filho, não te esqueças de que o cuidado de apascentar o rebanho é testemunho de amor, de tal modo que, ao Senhor que diz: "se me amas, apascenta as minhas ovelhas" (Jo 15, 17), também tu respondas com a maior disponibilidade.

Dado em Roma, em São Pedro, aos vinte e oito dias do mês de Abril do ano do Senhor de dois mil e onze, sétimo do Nosso Pontificado.

Bento XVI, P.P.

Nicolas Thevenin, Protonot. Apost.