Criação da Reitoria do Coração Imaculado de Maria - Homilia de Dom Virgílio Antunes

MISSA DO XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM A
CRIAÇÃO DA REITORIA-QUASE PARÓQUIA DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA
CENTRO PASTORAL IRMÃ LÚCIA

 

Caríssimos irmãos e irmãs!

Este é, em verdade, um dia de festa para esta comunidade cristã e para a Diocese de Coimbra, pois temos a graça de erigir em Reitoria-Quase Paróquia esta porção do Povo de Deus, até agora pertencente à Paróquia de Santa Cruz de Coimbra.

Estamos diante de um sinal da fé e da perseverança de uma população, que ama a Deus e ama a Igreja, desejando criar melhores condições para que o Evangelho seja anunciado a todos, para que a caridade cristã seja viva e para que muitos encontrem a Cristo e n’Ele a salvação que nos oferece.

Em tempos nada fáceis para as comunidades cristãs, que sentem muita dificuldade em crescer, e quando pode surgir a tentação de baixar os braços, surgem raios de luz e fontes de esperança, que acolhemos como um dom do Espírito Santo, Aquele que faz crescer a Igreja e que renova todas as coisas.

O caminho da Igreja é o caminho da esperança fundada no Evangelho que pregamos, é o caminho do Espírito que sempre nos inunda para fazer de nós, pessoas e comunidades, sentinelas da manhã que anunciam o novo dia de Cristo Ressuscitado presente no meio do Seu Povo.

O Livro do Ben-Sirá sugeria-nos como conduta de vida que nos afastemos do mal e do pecado para nos deixarmos guiar pelos mandamentos e pela Aliança do Altíssimo. Faz, no fundo, uma alusão à doutrina sapiencial da Escritura que vê no coração de Deus o lugar da sabedoria e no coração humano o lugar que a recebe, nas suas manifestações de inteligência e de amor.

A Epístola aos Romanos vê em Cristo, morto e ressuscitado a verdadeira sabedoria de Deus, o sinal que o Pai nos oferece para que, pela via do coração, alcancemos inteligência e amor. E o Evangelho de S. Mateus especifica pelas referências ao perdão o que isso significa.

Está, pois, diante de nós, uma mensagem que deve conduzir a vida da Igreja e desta comunidade cristã, que agora constituímos: pela via da inteligência e do amor, que tem por sede o coração sábio, encontraremos a via da edificação de todos os projetos da Reitoria do Coração Imaculado de Maria.

A inteligência do coração deve levar ao conhecimento desta humanidade, que anseia pelo Deus vivo. Tem as suas peculiaridades, o seu contexto humano, social e religioso, que é obrigatório ter em conta, quando se pretende realizar aqui a obra de Deus, que consiste em acreditar no nome de Jesus para encontrar n’Ele a salvação.

O pároco, com o Conselho Pastoral e a Equipa de Animação Pastoral, enquanto órgãos de participação e corresponsabilidade previstos na nossa Diocese, por-se-ão numa atitude de escuta da voz do Espírito, numa grande atenção às realidades humanas aqui existentes, para traçarem os caminhos de Deus para toda a comunidade. Este sentido da sinodalidade, que leva o pastor a estar com o seu rebanho e a perscrutar onde está a sua fome e a sua sede, levará a todos à realização da missão da Igreja de uma forma viva, dinâmica e envolvente.

O amor do coração, na relação com Deus e com o próximo, que se desdobra em compaixão e misericórdia, terá expressão em tudo o que sois e em todas as ações que empreendeis.

Que tudo entre vós seja expressão do amor do coração: a liturgia que celebrais, particularmente a Eucaristia, e que exprime a fé da Igreja e dá a graça do enraizamento pessoal em Cristo; a evangelização – quer sejam as ações de primeiro anúncio, quer sejam as ações dirigidas à consolidação da fé dos crentes – é um sinal da caridade pastoral; o aprofundamento da espiritualidade cristã por meio da leitura e meditação da Palavra de Deus ou por meio da imensa riqueza da piedade cristã, há de levar-vos a viver segundo o Espírito que recebestes; a caridade, que tem muitas formas de expressão, mormente a atenção aos mais pobres e aos mais débeis, selará o testemunho de uma comunidade que aceita prosseguir pela via do amor do coração.

Damos graças a Deus por nos ter dado como e guia da nova comunidade o Coração Imaculado de Maria, pois no coração da Mãe de Deus se concentra o modelo do acolhimento humano da verdadeira sabedoria de Deus, inteligência e amor.

Ao longo da sua vida, que inclui várias décadas passadas entre nós, em Coimbra, a Irmã Lúcia, cumprindo o mandato da Virgem Maria, difundiu no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração. Acolhendo a mesma mensagem, temos agora a possibilidade de, a partir deste lugar, dar continuidade a esse projeto, que, acreditamos, ser caminho seguro de refúgio e consolação que nos conduzirá a Deus.

Procuraremos ser comunidade cristã com a Virgem Maria, a Mãe de Deus que “é o modelo e a imagem da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo, como já ensinava Santo Ambrósio” e nos foi recordado pelo Concílio Vaticano II (LG 63).

Que esta comunidade, agora erigida, não seja simplesmente uma circunscrição eclesiástica; e que a igreja que aqui quereis edificar não seja simplesmente um edifício ou um monumento, mas que sejam o sinal vivo da Mãe de Deus e nossa Mãe, do Coração Imaculado de Maria, serva fiel e pura, o sinal de um coração sempre aberto à Sabedoria de Deus, inteligência e amor, sempre aberto a Jesus Cristo e sempre aberto à humanidade que Ele ama.

Queridos jovens, já presente desta comunidade e da Igreja, especialmente vós, que hoje recebeis o dom do Espírito Santo no Sacramento do Crisma, esta comunidade, porção da Igreja, é a vossa casa, pois nela Cristo vive. Entrai nela com alegria e com fé, com a inteligência e o amor, que o Coração Imaculado de Maria vos, o Coração da Mãe vos ajudará a conhecer e Jesus Cristo, sempre jovem viverá em vós.

Coimbra, 13 de setembro de 2020
Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

Oral

Genç

Milf

Masaj

Film

xhamster