Nomeações Pastorais para o ano 2022-2023

DIOCESE DE COIMBRA
NOMEAÇÕES PARA O ANO DE 2022-2023

A Diocese de Coimbra entra brevemente no segundo ano de execução do seu Plano Pastoral, intitulado: “Jovem, levanta-te! Cristo Vive”, e em ano de preparação imediata e de vivência da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Convido toda a Igreja Diocesana a desenvolver com alegria e esperança este Plano e a centrar-se no grande evento que, esperamos, há de dar um novo impulso de fé e de vida às nossas comunidades cristãs, especialmente aos mais jovens.

Estamos ainda em fase de definição das novas configurações das Unidades Pastorais, tanto do ponto de vista geográfico, como social e no que se refere à distribuição do clero e envolvimento dos leigos. Queremos servir melhor a causa da evangelização e da edificação da comunidade cristã numa perspetiva verdadeiramente sinodal, ou seja, queremos fazer caminhos de fé, de esperança e caridade todos juntos e tendo em conta as circunstâncias em que a Igreja peregrina no tempo em que vivemos.

As nomeações que agora se anunciam vão no sentido de consolidar o caminho das Unidades Pastorais já existentes ou em processo de formação. Continuaremos a orar e a refletir acerca deste tema, nos órgãos de participação e comunhão diocesanos e locais ao longo do próximo ano pastoral. Esperamos vir a ter elaborado um projeto de Unidades Pastorais, que exigirão uma nova atitude pastoral e eclesial dos presbíteros, dos diáconos, dos consagrados e dos leigos, ou seja, de todo o Povo de Deus. Queremos ainda que os jovens assumam com amor o lugar que lhes cabe na vida da Igreja.

Agradeço aos presbíteros e diáconos, aos consagrados e leigos o que são e o que fazem na nossa Igreja de Coimbra. Agradeço também a disponibilidade e espírito de serviço numa abertura constante às mudanças que se têm vindo a operar e que entram agora numa nova fase. Agradeço ao Espírito Santo por nos inspirar caminhos novos e mesmo desconhecidos; peço-lhe que esteja sempre presente em todos nós que somos chamados a fazer o adequado discernimento acerca do nosso modo de ser Igreja em Coimbra.

Entrego estes nossos desafios à proteção da Virgem Maria, que invocamos ternamente com o título de Santa Maria de Coimbra.

Presbíteros:

- P. António José Jesus Sebastião – vigário paroquial de Alhadas, Bom Sucesso, Brenha, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Quiaios e Vila Verde.

- P. António Manuel Andrek Hombo (Diocese de Benguela) – dispensado do ofício de pároco de Ameal, Arzila, Pereira do Campo, Ribeira de Frades, Santo Varão e Taveiro.

- P. Carlos José Neves Delgado – pároco de Ameal, Arzila, Pereira do Campo, Ribeira de Frades, Santo Varão e Taveiro.

- P. Daniel Alexandre dos Santos Rodrigues – pároco de Alhadas, Bom Sucesso, Brenha, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Quiaios e Vila Verde.

- P. Fernando Bassola António Ngongo (Diocese de Benguela) – vigário paroquial de Antanhol, Assafarge, Cernache e São Martinho do Bispo.

- P. Filipe José Miranda Diniz – dispensado do ofício de vigário paroquial de Almalaguês, Antanhol, Assafarge e Cernache, continuando Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Assistente Diocesano da Junta Regional do CNE e Assistente Espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos.

- P. João Nuno Frade Marques Castelhano – vigário paroquial de Ançã, Antuzede, São Facundo (Curato), São João do Campo e Vil de Matos.

- P. Manuel Carvalheiro Dias – pároco de Antanhol, Assafarge e Cernache, continuando pároco de São Martinho do Bispo, Presidente do Conselho de Administração do Colégio de S. Teotónio, Diretor da Escola de Teologia e Ministérios, da Escola Diocesana de Música Sacra, da Fundação Communis Missio e Vigário Episcopal para a Pastoral.

- P. Nuno Filipe Martins Fachada Fileno – enviado a estudar Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

- P. Pedro Manuel Quintas Franco Nunes Pedro – pároco de Almalaguês, continuando pároco de Castelo Viegas, Ceira e Torres do Mondego.

- P. Virgílio de Miranda Neves – vigário paroquial de Alqueidão, Lavos, Marinha das Ondas e Paião.

Diáconos:

- Diác. António Lopes dos Santos – colaborador na paróquia de Almalaguês, continuando colaborador nas paróquias de Castelo Viegas, Ceira e Torres do Mondego.

- Diác. Jorge Manuel Dourado Vieira – colaborador na paróquia de Almalaguês, continuando colaborador nas paróquias de Castelo Viegas, Ceira e Torres do Mondego.

- Diác. Rui Manuel Branco de Brito – colaborador nas paróquias de Antanhol, Assafarge, Cernache e São Martinho do Bispo.

- Diác. Vítor Celestino Carvalho Pauseiro – colaborador nas paróquias de Ameal, Arzila, Pereira do Campo, Ribeira de Frades, Santo Varão e Taveiro.

Coimbra, 28 de julho de 2022