Nota sobre a Eutanásia

Bispos publicam nota pastoral sobre a eutanásia

O Conselho Permanente da Conferência Episco­pal reunido na passada terça-feira, em Fátima, revelou que os bispos portugueses irão brevemente publicar uma nota pastoral sobre a eutanásia, onde irão sublinhar a posição da Igre­ja contra a legalização desta prática.
Para o Conselho Permanente, o documento, que será acompa­nhado de um texto pedagógico, pretende justificar que “não há outras alternativas” à preserva­ção da vida.
Num encontro com jornalistas, o porta-voz da Conferência Epis­copal Portuguesa, padre Manuel Barbosa destacou o empenho da Igreja em “defender a vida no seu todo, naturalmente não aceitan­do a legalização da eutanásia”, e realçando “como única alterna­tiva o amor, a proximidade e o cuidado a ter” com quem sofre, nomeadamente com o reforço dos “cuidados paliativos”.

Plano Pastoral

Vaticano